top of page
Acima das nuvens

Blog

Intercâmbio: como convencer seus pais?

Muitos adolescentes que sonham em estudar fora do país, esbarram na mesma questão: a não autorização dos pais. Grande parte dos pais não conseguem conceber a ideia do filho menor de idade, sozinho, morando em outro país e na casa de uma família desconhecida. Se esse é o seu caso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a reverter esse cenário.




1. Tenha o máximo de informações sobre o programa

Contra informações não há argumentos, rs. O ideal é que você leve aos seus pais tudo na ponta do lápis. Informações sobre a rotina, segurança, qualidade das escolas, valores, relatos e reportagens falando do quão positivo será para o seu futuro investir na educação internacional.


2. Prepare-se

Não adianta ter informações e não se preparar... Tenha boas notas, mostre-se um adolescente responsável e principalmente preocupado com o seu futuro. Além do mais, as notas podem influenciar diretamente na sua aceitação pelas escolas estrangeiras no caso do High School.


3. Maturidade é fundamental

Autorizar que o filho vá sozinho para outro país, requer uma relação de extrema confiança e maturidade. Seja para um curso de férias, semestre ou ano letivo no High School, dê aos seus pais a certeza de que você é maduro, de confiança e é um adolescente que respeita regras, isso minimiza a preocupação de que você possa se meter em encrencas longe deles. Além disso, ajudará a diminuir a preocupação do “será que ele consegue se virar sozinho?”.


4. Seja econômico

Um intercâmbio requer esforço econômico. É preciso mostrar aos seus pais que você está disposto a ajudá-los nesse investimento. Se a sua opção for o High School, mostre que os valores da mensalidade da sua atual escola que não serão pagas servirá como ajudar no investimento total. Caso não seja esta a sua opção, ajude a economizar nos custos fixos da casa como água, luz e mostre que você consegue viver bem com o necessário. Deixe claro que você saberá lidar com as suas finanças, eles ficarão mais tranquilos com relação aos seus gastos. Além disso, economize no que puder, guardar seu dinheiro, pedir presentes de aniversário, formatura, Natal... e evitar gastos desnecessários, podem te ajudar a viabilizar esse sonho.


5. Referências de confiança

Apresente aos seus pais amigos que já fizeram intercâmbio, procure uma agência séria, que tenha experiência de mercado e boas avaliações (como a Just Intercâmbios). Isso aumentará a confiança deles e mostrará que a educação internacional será de extrema importância para o seu futuro.


6. Mostre o quão importante é investir no seu futuro profissional

Muitos adultos hoje se arrependem da não fluência num segundo idioma. É comum ouvir a frase “se eu soubesse o tamanho da importância de falar inglês, teria aprendido quando era mais novo”. E isso é uma grande verde, o domínio de uma segunda língua vem se tornando um prerrequisito para ascensão empresarial, por isso mostre aos seus pais que quanto mais cedo você aprender a falar inglês, melhor será para o seu futuro.


7. Apresente soluções tecnológicas para a saudade

Se você escolheu o High School e pretende passar um semestre ou ano fora, mostre aos seus pais que o tempo passa rápido e que hoje temos uma série de alternativas que ajudam a diminuir a saudade e facilitam a comunicação diária. Áudios, vídeo conferências, mensagens, fotos e muitas ligações deixarão seu coração mais quentinho e seus pais menos preocupados.



Esses são alguns dos argumentos que podem te ajudar a conseguir autorização e apoio dos pais para fechar logo seu projeto de educação internacional com a Just. Na dúvida, procure um dos nossos consultores e deixe que nós te ajudamos a escolher o intercâmbio que mais se adequa a sua personalidade, para que saia tudo do seu jeito.

Converse com um consultor Just clicando aqui.

17 visualizações0 comentário
bottom of page