top of page
Acima das nuvens

Blog

ETIAS: o que muda para o intercambista brasileiro rumo à Europa

Viajar à Europa em breve poderá exigir um novo tipo de autorização: o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem). A seguir, explicamos o que é, por que está sendo implementado, quem precisará, como funciona e o que você, como intercambista ou turista, deve fazer para se preparar.


etias

O que é o ETIAS

ETIAS é um sistema eletrônico de autorização de viagem criado pela União Europeia para visitantes provenientes de países que têm isenção de visto para entrar no Espaço Schengen.

Embora brasileiros já estejam entre os países com isenção de visto para turismo, negócios de curta duração ou trânsito, com o ETIAS a situação muda – passa a haver uma autorização prévia obrigatória.


Por que a adoção

As autoridades europeias consideram que o ETIAS preenche uma lacuna no controle de quem entra no bloco, especialmente no que diz respeito a segurança, imigração irregular e outras ameaças.

Com o sistema, será possível fazer uma pré-triagem dos visitantes antes que eles façam a viagem, cruzando dados de segurança, passaportes, impressões digitais, etc. Para quem planeja intercâmbio ou turismo com a Just Intercâmbios, isso significa que um novo passo na preparação da viagem deve estar no radar.


Quem precisará do ETIAS

Se você é brasileiro e pretende viajar para países que participam do Espaço Schengen sem visto (por turismo, negócios de curta duração ou trânsito), a previsão é de que a autorização ETIAS se torne obrigatória a partir de meados de 2026.

Importante: a isenção de visto permanece para os fins já existentes, mas o ETIAS se soma como requisito para entrada — ou seja, ainda sem visto, porém com a nova autorização.

Se você vai para intercâmbio ou curso de curta duração, essa novidade pode ter impacto — recomendamos verificar se o programa está enquadrado na isenção de visto ou se exige outro tipo de visto. E, claro, uma autorização ETIAS.


Como vai funcionar

  • Todo processo será online: o viajante preencherá um formulário digital com dados pessoais (nome, endereço, data de nascimento, passaporte) e responderá a um questionário de segurança

  • Haverá taxa de pagamento via cartão de crédito ou débito.

  • A autorização será vinculada ao passaporte e terá validade de 3 anos (ou até o vencimento do passaporte, o que vier primeiro). Durante esse período, o portador poderá fazer várias viagens aos países do Schengen, respeitando as regras de permanência (máximo de 90 dias a cada 180 dias) — no formato similar à isenção de visto atual.

  • Em regra, o viajante deve submeter o pedido com antecedência — algumas decisões podem levar até 72 horas para serem confirmadas.

  • Vale destacar: o ETIAS não é um visto. Ele é um passo anterior, uma autorização para entrar no bloco sob a isenção de visto. O visto continua necessário para quem vai trabalhar, morar ou estudar por longo prazo.


Cronograma e implantação

Segundo cronograma oficial, a implantação plena do ETIAS está prevista para o primeiro semestre de 2026.

Haverá uma fase inicial de transição e carência, para permitir que os países participem do sistema gradualmente. Durante esse período, pode ser possível entrar mesmo sem autorização, desde que com visto ou isenção vigente.

Portanto, se sua viagem for marcada para 2026 ou posterior, já convém se programar, pois a regra pode já estar operando.


O que você deve fazer agora

Como parte da preparação da sua viagem com a Just Intercâmbios, especialmente se for intercâmbio na Europa, fique atento aos seguintes passos:


  1. Verifique se o país de destino faz parte do Espaço Schengen e se a isenção de visto para Brasil está ativa.

  2. Acompanhe a data exata em que o ETIAS passa a valer para o seu destino — pode variar ligeiramente dependendo do país.

  3. Planeje seu pedido de ETIAS com antecedência: tenha passaporte válido, cartão para pagamento da taxa e prepare-se para preencher o formulário online.

  4. Guarde e imprima (ou salve digitalmente) a confirmação da autorização ETIAS, e confira se o passaporte está vinculado corretamente.

  5. Se o seu programa for de longa duração (morar, trabalhar ou estudar mais de 90 dias), verifique se além do ETIAS você precisará de visto apropriado — o ETIAS não substitui um visto de longa duração.


Para brasileiros que viajam à Europa a partir de 2026, o ETIAS será um novo requisito — mas não algo complicado ou demorado. Com antecedência e boa orientação, o processo será simples e eficiente. Na Just Intercâmbios estamos atentos a todas as mudanças que impactam quem planeja intercâmbio, turismo ou cursos no exterior, e vamos te ajudar a entender e cumprir cada passo com segurança.


Entre em contato com nossos especialistas para um planejamento detalhado do seu intercâmbio!

bottom of page