top of page
Acima das nuvens

Blog

Dicas de estudo para o TOEFL

Este artigo é para salvar quem está planejando fazer a famosa prova. E tirar uma nota alta sem medo!

O Test of English as a Foreign Language (TOEFL) mede a capacidade do candidato de fazer a prova e não necessariamente a sua fluência em inglês. Em outras palavras, o teste é muito mais sobre técnica de prova e capacidade de adaptação do que sobre capacidade de comunicação no idioma. O TOEFL mede as habilidades em inglês do candidato em quatro pilares:

  • Reading: capacidade de ler e interpretar um texto em inglês;

  • Listening: capacidade de ouvir e entender um áudio;

  • Speaking: capacidade de falar em inglês;

  • Writing: capacidade de escrever textos em inglês.

Determine seu objetivo

Estabeleça uma meta muito clara antes de fazer a prova. Se você quiser fazer um estágio, trabalho voluntário, curso técnico, especialização ou participar de uma conferência no exterior... Você não precisa fazer a prova! Se você escolheu fazer o TOEFL e está dedicando o seu tempo para se preparar, é porque você quer fazer uma graduação, mestrado ou doutorado lá fora. Tendo isso em mente, note que cada faculdade e/ou curso vai ter um nível de exigência diferente.



Faça Simulados

Não tenha pena de fazer simulados do TOEFL, eles estão disponíveis justamente para isso. Faça diversos testes, pegue o histórico das provas e comece a preencher na sua casa.

Estude de maneira prática e ativa, tentando resolver questões reais e avaliando se você está chegando perto da sua meta ou não.

Existem simulados que até dizem onde você acertou e errou. Tudo é válido nessa preparação.


De olho no tempo

Não se esqueça que o Toefl é uma prova, e, como toda prova, ele tem um tempo limite. Cabe a você se adaptar a esse tempo. Na primeira parte do teste, por exemplo, você vai ter que ler vários textos. É claro que você não terá tempo suficiente para ler todos eles com calma, revisando todos os detalhes. Por isso é muito importante você estudar com o cronômetro do lado. Dessa forma, você vai ter certeza que será capaz de fazer a prova de forma progressiva e com qualidade, respondendo todas as perguntas sem deixar nada pra trás.


Faça na ordem correta

A prova do TOEFL acontece de maneira sequencial. Isso significa que as perguntas são dispostas em ordem cronológica, de acordo com a distribuição do texto. Por exemplo, em um texto de 4 parágrafos e 10 perguntas, a resposta da primeira pergunta vai estar logo no início do primeiro parágrafo e a resposta da décima pergunta estará no final do último parágrafo. Isso nos leva a uma das mais importantes dicas para fazer o TOEFL: ler as perguntas antes de ler o texto. Dessa forma, você vai ler o texto para procurar as respostas das perguntas, e isso agilizará todo o processo.


Faça um intercâmbio

Quer uma forma mais eficaz de estudar para o TOEFL? Faça um intercâmbio!

Diversas escolas oferecem cursos preparatórios excelentes que foram pensado para alunos internacionais tirarem notas altas na prova. Assim você estuda em um país que a língua nativa é o inglês e com professores nativos, vivendo o inglês 24h por dia! Além disso, você conhece muita coisa boa enquanto estuda fora e aumenta ainda mais seu networking.


Que tal estudar para o TOEFL em uma escola no exterior com professores nativos e preparados para isso? Venha conversar com um consultor Just, é só clicar aqui

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page