top of page
Acima das nuvens

Blog

Entenda as diferenças entre Câmbio Comercial, Turismo e Paralelo

Se você frequentemente se sente confuso ao lidar com questões de câmbio, este texto foi elaborado pensando em você, futuro intercambista.


Amigas

Muitos estudantes, ao se depararem com o pagamento do intercâmbio, encontram dificuldades em compreender as nuances entre o câmbio comercial, turismo e paralelo. Agora, esclareceremos todas essas diferenças. Vamos conferir:


Câmbio Comercial:

Essa taxa de câmbio é empregada em operações de importação, exportação e atividades financeiras. Ela é negociada entre bancos comerciais e empresas, visando fechar posições no comércio exterior e facilitar remessas de capitais. Geralmente, esses valores são divulgados nos meios de comunicação.


Câmbio Turismo:

Utilizada em transações para pessoas que planejam viajar ao exterior, essa taxa de câmbio difere na compra de papel moeda em relação ao uso de cartões de débito (Travel Money). Todas essas operações são registradas pelo Banco Central, e há a incidência do imposto IOF.


Câmbio Just:

Derivado do câmbio turismo, a Just utiliza essa taxa como base para conversões, uma vez que o recebimento precisa ser em reais. Atualizado diariamente até às 10h pela matriz, o câmbio Just é considerado oficial para todas as unidades.


Câmbio Paralelo:

Esta é a taxa de câmbio do dólar negociada fora dos canais oficiais, envolvendo a intermediação de doleiros. Também conhecido como câmbio alternativo, essas operações são realizadas sem o conhecimento do governo, apresentando riscos como a possibilidade de notas falsas.


"Existe uma relação entre essas duas taxas. Elas se movem em conjunto. Tudo o que afeta o câmbio comercial também influencia o câmbio turismo", afirma Neila Chammas, diretora geral da Just Intercâmbios.


Entre em contato com um expert JUST e agende um bate papo agora mesmo!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page