top of page
Acima das nuvens

Blog

Ensino Superior na Alemanha? A gente te conta tudo sobre!

Olá futuros intercambistas!


Muita gente sonha com o Ensino Superior no exterior, não é mesmo? E por isso, hoje, com ajuda da nossa parceira GISMA, o post será sobre esse programa em um país que é uma ótima opção para isso: a Alemanha. Vem que a gente te conta o porquê!





1) Como é estudar o Ensino Superior na Alemanha?

No Brasil o ensino médio possui um ano a menos do que o ensino médio na Alemanha, sendo assim, o nosso aluno está com um ano a menos de estudo se comparado a um aluno regular na Alemanha. Para compensar este ano a “menos”, os países possuem programas de Foundation (na Alemanha chama Studienkolleg), que representam um ano de estudos e compensam os estudos do aluno para que assim, ele ingresse na graduação.

O Studienkolleg tem aulas com ênfase em disciplinas específicas (Schwerpunktkurse) que já focam na graduação desejada. Assim, se você pretende cursar Medicina, por exemplo, existe um curso diferente do que para alguém que queira prestar Sociologia. Essas aulas se assemelham ao College dos Estados Unidos e servem para dar a mesma base e preparação para todos os ingressantes em uma universidade.


Ao final de dois semestres, é prestada uma prova (Feststellprüfung) que permite a candidatura na faculdade desejada. Ela prova que o aluno corresponde às exigências de uma instituição de ensino superior alemã. Aulas e provas no Studienkollegs, com exceção de Dresden e Glachau, são atualmente gratuitos. Mas, como o Studienkolleg faz parte de uma universidade (ou Fachhochschule) e todo estudante paga taxas semestrais nas universidades, essas valem também para o Studienkolleg. Esses custos variam de 30 a 300 Euros por semestre, de acordo com a instituição.


Os Studienkollegs fazem parte de uma universidade. Isso significa que, fazendo parte do Studienkolleg, você tem todos os direitos de um estudante universitário: transporte, descontos para estudantes, acesso aos refeitórios e bibliotecas da universidade, etc... Incluindo a permissão de trabalho.


Na Alemanha há muitas graduações com duração de 6 semestres, sendo assim adicionando o Studienkolleg, o aluno terá o mesmo tempo total de curso que possuímos aqui no Brasil.


Todo aluno precisa cursar o Studienkolleg? Em qual caso ele pode ser isento?

Nem todo aluno precisa realizar o Studienkolleg. O programa é para compensar alunos que não possuem estudo após o Ensino Médio brasileiro, sendo assim, se o aluno possuir ao menos um ano de graduação completo aqui no Brasil, ele pode ser isento do Studienkolleg e realizar o processo diretamente para a Universidade.


Diferenciando estes alunos dos alunos que não possuem nenhum estudo após o Ensino Médio, o processo ficaria similar ao abaixo:


Alunos que saíram do Ensino Médio e não realizaram nenhum outro ano de estudos:


Etapa 1 – Pathway Programme: O aluno irá realizar o programa de pathway que o ensinará a língua e a preparação para a vida acadêmica.


Etapa 2 – Studienkolleg: O aluno irá realizar 6 meses ou 1 ano de Studienkolleg (dependendo de sua nota durante o curso).


Etapa 3 – Bachelor: Após o Studienkolleg, a próxima etapa é a graduação, com duração de 6 a 8 semestres.


Alunos que saíram do Ensino Médio e possuem ao menos um ano de graduação:


Etapa 1 – Pathway Programme: O aluno irá realizar o programa de pathway que o ensinará a língua e a preparação para a vida acadêmica.


Etapa 2 – Bachelor: Neste caso o aluno já está apto para a graduação, isento do Studienkolleg.


Em resumo, o aluno em todos os casos irá realizar o programa de Pathway e após isso entrará para o nível de ensino superior da Alemanha, alguns pelo Studienkolleg e outros diretamente para a universidade.


Vamos fazer um curso superior na Alemanha? Fale agora mesmo com um especialista Just.

2) Como funciona o visto para a Alemanha? Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Alemanha, o que facilita nosso processo. O aluno poderá ingressar com seu passaporte e cumprindo os requisitos estabelecidos pelo Tratado de Schengen, dando a ele a possibilidade de permanecer 90 dias na Alemanha sem nenhum visto prévio.


Ao chegar na Alemanha o aluno receberá as instruções para a extensão de sua permanência ao final dos seus 90 dias, possuímos um departamento de suporte exclusivo para visto. Ao aplicar-se para uma extensão de permanência na Alemanha o aluno precisará preencher alguns requisitos e comprovações, o que pode ser checado em sua versão mais recente pelas informações fornecidas pelo próprio governo pelo link: https://brasil.diplo.de/brpt/servicos/visto/vistoidioma/1010110.


Na escola, o aluno será orientado sobre todo o processo para obter o visto por lá. Dentre os documentos que o aluno precisará apresentar ao departamento de estrangeiros na Alemanha estão:

  • Carta da instituição atestando a matrícula do aluno;

  • Passaporte - com Validade de pelo menos 3 meses após o final do curso;

  • Fotos biométricas tamanho 3,5 x 4,5 - Pode ser tirada na Alemanha mesmo e pagando de 10 a 20 Euros para um conjunto com várias;

  • Certificado de educação ou Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou de Graduação - Tradução Juramentada;

  • Comprovante de residência/Comprovar o endereço da acomodação;

  • Seguro saúde;

  • Comprovante de pagamento da taxa do visto - 75 Eur;

  • Comprovante de rendimentos

Opção 1: Levar 10236 Euros e colocar em uma conta bloqueada na Alemanha na qual o aluno só poderá sacar 853 euros mensais até o final.

Opção 2: Levar os 6 últimos extratos bancários de alguém que pode ficar como patrocinador/responsável financeiro do aluno, demonstrando uma entrada disponível de pelo menos 853 euros mensais. Também é necessário uma carta do patrocinador explicando que estará disponível como responsável financeiro e se possível os holerites de pelo menos os últimos 3 meses do mesmo.


Demais formulários para serem preenchidos na Alemanha. O aluno Gisma receberá auxílio dos funcionários da escola para isso. Quer saber mais sobre o programa? Clique aqui. E se quiser conversar com um consultor, é só clicar aqui.

63 visualizações0 comentário
bottom of page