top of page
Acima das nuvens

Blog

Saiba a diferença entre o câmbio comercial, turismo e paralelo?

Atualizado: 9 de mar. de 2022

Oi intercambista!


Se você sempre fica confuso quando o assunto é câmbio, este texto é para você. Na hora de pagar o intercâmbio, muitos alunos não entendem ao certo cada um. Mas agora você irá entender todas as diferenças. Vem conferir:


Câmbio Comercial: Taxa de câmbio utilizada nas operações de importação e exportação e operações financeiras, negociada entre bancos comerciais e empresas com o objetivo de fechar suas posições no comércio exterior e remessas de capitais. São geralmente noticiados nos canais de comunicação.


Câmbio Turismo: Taxa de câmbio utilizada nas transações para as pessoas que vão viajar ao exterior. A cotação utilizada na compra de papel moeda é diferente da utilizada no cartão de débito (Travel Money). Essas operações também são registradas pelo Banco Central e há uma cobrança do imposto IOF.


Câmbio Just: Baseado no câmbio turismo, a Just possui o câmbio para servir como base para conversão, já que o recebimento precisa ser em reais. O câmbio é atualizado diariamente, até às 10h, pela nossa matriz como o câmbio Just oficial para todas as unidades.


Câmbio Paralelo: É a taxa de câmbio do dólar que é negociado fora dos meios oficiais, com a intermediação de doleiros. Também conhecido como câmbio negro. Essas operações são feitas sem o conhecimento do governo e arriscadas, podendo ter notas falsas. "Existe uma relação entre as duas taxas. Elas caminham juntas. Tudo o que cai no comercial também cai no turismo", diz Neila Chammas diretora geral da Just intercâmbio.


Câmbio IATA: IATA é a sigla inglesa de International Air Transport Association foi criada por um grupo de companhias aéreas, com o objetivo de representá-las em todos os assuntos relacionados à aviação. Logo, é a cotação oficial utilizada na emissão de bilhetes aéreos internacionais e o valor é semelhante ao dólar comercial.


E aí, conseguiu entender? Espero que sim... mas caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe: https://www.justintercambios.com.br/whatsapp

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page