top of page
Acima das nuvens

Blog

Just Intercâmbios na Semana Paulo Freire da ETEC e FATEC Sorocaba

A educação é uma jornada que transcende fronteiras físicas e mentais. Em um mundo cada vez mais interconectado, a importância da educação internacional se destaca como uma ponte para o entendimento intercultural, o crescimento pessoal e o avanço profissional.

Semana Paulo Freire Sorocaba

Pensando nisso, a participação da Just Intercâmbios na Semana Paulo Freire, realizada nas prestigiadas instituições educacionais ETEC e FATEC de Sorocaba, ofereceu uma oportunidade única de diálogo e reflexão sobre a interseção entre educação internacional e questões sociais contemporâneas.


Durante esta semana multifacetada, que abrangeu desde discussões sobre saúde pública até debates sobre igualdade de gênero, a Just Intercâmbios desempenhou um papel fundamental ao trazer uma perspectiva global para o palco local. Com uma variedade de atividades que incluíram palestras, oficinas e interações diretas com os alunos, a equipe da Just Intercâmbios destacou o valor da educação internacional e sua influência na formação de indivíduos globalmente conscientes e capacitados.


Nesta entrevista, vamos aprofundar a participação da Just Intercâmbios na Semana Paulo Freire, explorando os motivos por trás do envolvimento da organização, os impactos das atividades realizadas e a importância de eventos como este para promover uma educação que transcende fronteiras e promove a compreensão mútua.


-Como a Just Intercâmbios se envolveu com a Semana Paulo Freire em Sorocaba?

Estivemos presentes nos eventos da Semana Paulo Freire ocorridos no campus da Fatec, onde funciona a classe descentralizada da ETEC Fernando Prestes, de Ensino Médio Técnico. Fomos convidados a contar como podemos proporcionar ampliação dos conhecimentos dos alunos através do intercâmbio, que podem ser planejados de acordo com as possibilidades de cada um.


-Como a Educação Internacional se relaciona com os temas abordados na Semana Paulo Freire?

A Semana Paulo Freire tem tudo a ver com essa ampliação de saberes, uma vez que conhecer outras culturas, línguas e sociedades, em seus contextos, recoloca o aluno no mundo, dá a ele não apenas novas oportunidades, mas oferece a ele uma dimensão diferente da própria vida, do planeta e desenvolve um olhar diferente para todas as coisas. Isso está intrínseco ao pensamento freireano, principalmente, se olhamos do ponto de vista da Pedagogia da Autonomia, último livro escrito pelo autor, em que ele discute essa necessidade de atualização constante dos saberes construídos, pois o mundo muda muito rápido e a pesquisa, a comparação, a análise crítica só se dá pelas vivências com o diferente.


-Quais foram as principais atividades ou abordagens adotadas pela Just Intercâmbios durante a semana?

Além de uma breve apresentação sobre a empresa e sobre o funcionamento do intercâmbio, fizemos uma banca de atendimento e tira dúvidas para conversar com os alunos. Foi algo bem importante já que, muito dos alunos não sabiam ao certo sobre como funcionava o intercâmbio, e conversando e explicando, os alunos entenderam que é algo possível e ficaram fascinados com tantas possibilidades.


Just na Semana Paulo Freire

-Como foi a receptividade e participação dos alunos e da comunidade em relação às apresentações da Just?

Os alunos interagiram bastante, foi bem bacana. Como não entendiam bem sobre o intercâmbio, eles tiraram todos os tipos de dúvidas: sobre os tipos de programas, sobre possibilidades, sobre a rotina em outro país, sobre estudar e trabalhar fora, sobre custo de vida. Então foi algo bem produtivo visto que, até então, os estudantes tinham uma visão muito distante sobre como funcionava o intercâmbio.


-Qual é a importância de eventos como a Semana Paulo Freire para promover a conscientização sobre questões sociais e educacionais, e como a Just Intercâmbios contribui para esse propósito?

Eventos como esse são importantes para que a escola nunca perca esse objetivo de vista: construir conhecimento constantemente, num movimento em que, tanto professores quanto alunos, precisam desse movimento da busca, da descoberta, da atualização por meio da pesquisa e de (re)conhecer e (res)significar os contextos de construção de conhecimento e os contextos de mundo. A Just pode contribuir com os alunos, principalmente, não apenas lembrando a eles o quanto o mundo é grande e como pode ser laboratório para tantos aprendizados, mas também que isso está acessível a qualquer pessoa.


-Como a participação na Semana Paulo Freire se alinha com a missão e os valores da Just Intercâmbios?

É sobre justamente impactar as pessoas e fazer com elas compreendam que o intercâmbio transforma vidas. Isso está completamente alinhado com a nossa ideologia.


-Baseado na experiência deste evento, a Just planeja se envolver em iniciativas semelhantes no futuro?

Com toda certeza. Mostrar que o intercâmbio é possível desde que muito bem planejado, é muito importante. Além de mostrar sobre as infinitas possibilidades, ajudar com que os alunos entendam a dimensão do mundo, é algo que realmente brilha os olhos.


Ficou curioso para saber mais sobre seu futuro intercâmbio? Clique aqui

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page