top of page
Acima das nuvens

Blog

Jet Lag: o que é e como funciona?

Já passou pela experiência de viajar para um destino muito longe e ficar cansado o dia todo? Você, provavelmente, deve ter sofrido com o jet lag e este é só um dos sintomas possíveis.

O jet lag, em termos médicos, significa “dissincronose”. Trata-se de uma mudança brusca que pode pegar o metabolismo da pessoa de surpresa. Isso acontece porque o relógio biológico do nosso corpo é programado para se adaptar à rotina cotidiana.

Então, quando há uma alteração repentina, você pode sofrer os efeitos desse distúrbio. Na prática, quando os passageiros cruzam três ou mais zonas de tempo no fuso horário, é comum ocorrer o jet lag. Ou seja, a fadiga causada pela alteração do ciclo circadiano (alternância entre dormir e estar acordado).

De acordo com as dicas da Dra Meri Baran, o viajante precisa tomar alguns cuidados para amenizar o famoso Jet Lag - estado de desequilíbrio entre o ritmo biológico do organismo humano e os indicadores externos ambientais que normalmente lhe servem de referência.

Sintomas

O sintoma pode ser variado, dependendo da quantidade de alteração de fusos horários. Problemas digestivos, dor de cabeça, fadiga, padrão de sono irregular, insônia temporária, desorientação, tonturas, irritabilidade, entre outros.

Medidas antes do vôo

Alterar progressivamente o horário de início do sono (dormir mais cedo) uns dias antes e tentar dormir de 7 a 8 horas diárias. Evite refeições pesadas no dia anterior. Faça exercícios nos dias anteriores e caminhe no aeroporto.

Medidas durante o voo

Use roupas largas e sapatos confortáveis. Beba água com frequência. Faça uma refeição leve. Evite café, chá, bebidas gasosas e álcool. Levante-se de 2 em 2 horas, estique braços e pernas e caminhe um pouco. A condição não está ligada ao tempo do voo, mas à distância transmeridiana (leste-oeste) da viagem. Uma viagem de 10h da Europa para a África do Sul não causa jet-lag, porque a viagem é primariamente norte-sul. Um voo de 5 horas do oeste para a costa leste dos EUA pode resultar em jet lag.


Com essas dicas, você vai se prevenir de desconfortos e chegar bem ao seu destino para curtir o seu intercâmbio. Quer receber uma consultoria de qualidade que vai do começo ao fim do seu intercâmbio? Então vem conversar com a Just, é só clicar aqui.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page