Fazer intercâmbio nas ilhas britânicas é como viajar no tempo. As cidades respiram história e possuem um legado de séculos de acontecimentos que mudaram o mundo. Um desses grandes legados é a língua, uma entidade viva que se transforma conforme o tempo e a cultura atual. Dá uma olhada em expressões e gírias que você encontra por lá, assim você já chega preparado(a) para entender ainda melhor o que eles vão dizer.
1. Smashed it
Essa expressão significa “arrasei” ou “mandei bem”. É perfeita para comemorar quando você capricha em uma tarefa ou tira uma nota boa em uma prova!
Exemplo:
- How was your brother’s driving test? (Como foi o teste de direção do seu irmão?)
- He smashed it! He passed first time (Ele arrasou! Ele passou de primeira)
2. Gutted
Essa gíria em inglês significa “arrasado”.
Exemplo: Tony was gutted yesterday because he failed his math test (Tony estava triste ontem porque não passou na prova de matemática)
3. Easy peasy
Essa gíria é comumente utilizada por crianças bem pequenas. Easy peasy significa “muito fácil”.
Exemplo: This lesson is easy peasy (Essa lição é super fácil)
4. Knackered
A palavra "knackered" significa “muito cansado(a)”.
Exemplo: I worked until late at night yesterday. Now, I’m knackered. (Ontem eu trabalhei até tarde e, agora, estou muito cansado).
5. Fancy
Essa gíria em inglês significa estar romanticamente atraído por alguém.
Exemplo: I guess you fancy him, Debbie (Acho que você está afim dele, Debbie)
Fancy também ganha outro significado quando uma pessoa deseja oferecer algo a outra, ou até mesmo para questionar se alguém deseja fazer algo.
Exemplo: Do you fancy going for a walk? (Você quer sair para uma caminhada?)
6. Mate
Essa é uma das gírias britânicas mais famosas! Seria mais ou menos o equivalente a “irmão”, gíria utilizada em algumas regiões do Brasil. Então, “mate” é usada para chamar alguém de forma amigável.
Exemplo: Have you got my message, mate? (Recebeu a minha mensagem, irmão?)
7. Bloody
Outra gíria britânica bastante popular é “bloody”, usada para dar ênfase a algo (de uma maneira rude) ou então para expressar raiva. Ainda que essa seja uma das palavras favoritas do Ron Weasley, da saga Harry Potter, vale a. pena tomar cuidado: ela não pode ser usada em qualquer contexto, já que, para algumas pessoas, pode ser considerada um palavrão leve.
Exemplo: This article is bloody offensive! (Esse artigo é ofensivo demais!)
Quer botar tudo isso em prática? É só clicar aqui!
留言