Depoimentos

Daniel Godoy
“Conhecer outros lugares, pessoas e culturas, muda a maneira como entendo minha própria vida! Aproveitamos para agradecer ao excelente serviço que nos prestaram e a toda a atenção que nos dedicaram!"
Marina Bernardini
“Estar em Londres foi uma experiência incrível!!! Adquiri muito autonomia e responsabilidade em relação aos meus horários e realizei meu tão esperado sonho de infância, a Just forneceu todo o apoio necessário e esclareceu 100% das dúvidas existentes".
Thais Santos
“Essa experiência foi uma das mais marcantes da minha vida. Enfrentar todos os meus medos e desafios não fez com que eu me tornasse somente uma pessoa mais forte e feliz, mas me fez com que eu me tornasse uma pessoa mais sonhadora e com a certeza de que o conceito de impossível estará sempre mudando em minha vida. A Just Intercâmbios me apoiou 100% no intercâmbio, antes durante e depois. Super atenciosos, responderam à todas minhas dúvidas, e mesmo depois do contrato fechado não deixaram de me dar atenção".
Mariana Rodrigues de Souza
“Não tenho como descrever o que esse intercâmbio significou para mim, quando você viaja sozinha você acaba amadurecendo… é uma experiência que não tem como explicar, a escola era maravilhosa, aulas bem dinâmicas, a família que me recebeu foi super acolhedora, não poderia ser melhor, a única coisa ruim é que passa rapidinho! Obrigada Just por tudo! Foi incrível." Ela também contou que "a Just ajudou em tudo que precisou desde a preparação, até o esclarecimento de dúvidas durante o intercâmbio".
Rafael Membrive
“Oi Camila, só para avisar que cheguei bem, o transfer me buscou e levou para a host sem problemas, não me perdi na conexão, nem no aeroporto! Rsrs. O casal foi super receptivo e simpático, são muitos bonzinhos, a casa é ótima, estou anestesiado com tudo!! Minha host me levou de carro para o primeiro dia de aula, muita mordomia, né? A tarde fui passear, na hora que vi o Big Ben foi muita emoção! Vou te mando notícias ao longo da semana, beijos".

E o Rafael mandou um novo depoimento, após voltar de sua viagem: “Neste mês de maio eu pude fazer um intercâmbio para Londres onde passei por uma experiência incrível, cheia de novas descobertas. Primeiramente queria agradecer a Just Intercâmbios Itu por todo apoio fornecido antes, durante e após a viagem. Tudo o que precisei, eles estavam lá para orientar e indicar o melhor caminho. Ao chegar ao aeroporto de Heathrow já passei por um susto..rs.. o meu transfer não estava lá para me buscar. Esperei alguns minutos e liguei para o pessoal da agência de transporte, sem mais eles foram totalmente solícitos e antes mesmo do horário eles já estava lá para me buscar. Foi um susto de leve, mas que faz parte dessa experiência maravilhosa. Ao chegar à minha host, minha família me recebeu com todo carinho possível e imaginável, me ofereceram um café ou chá e ficaram conversando comigo até eles me apresentarem a casa e eu ficar no meu quarto para desfazer a mala. Tentei arrumar tudo mais que depressa para que eu pudesse sair e conhecer a cidade… Isso porque já eram 19h00min do domingo e eu iria para a escola no outro dias Minha mãe de Londres foi muito solicita na segunda-feira cedo. Ela levantou comigo, me passou toda assistência no preparo do meu café e me levou para a escola de carro. Ao chegar à escola, fui muito bem recepcionado pelo diretor e por sua assistente. Fiz os testes necessários e logo após fizemos um tour pelo bairro da escola. Eles me ajudaram bastante na questão da explicação sobre o cartão do transporte e da forma de como utilizá-lo. Na escola pude fazer muitas amizades, onde pudemos compartilhar experiências sociais, pessoais, culturais e entre outras. Londres é uma cidade muito grande, mas muito muitas facilidades. Para todas as pessoas na rua que pedi informação, todos foram muito educados em parar e me orientar. Tive a oportunidade de conhecer Cambridge… A cidade das melhores universidades. É algo encantador… Assim que desci no trem aquela emoção já bate forte. Assim que estava para vir embora, meus pais de Londres perguntaram o horário que eu iria para o aeroporto, eu disse e logo após eles falaram que iriam me levar… Esse foi outro momento de muita emoção pois foi algo que realmente não estava esperando. Enfim… Londres é Londres… Simplesmente um encanto. Agradeço a minha família, a Just Itu, a escola LAL e a meu Host por todo apoio e por fazer esse sonho se tornar realidade”
Robson Valle
“Minha experiência nesse intercâmbio foi incrível, o período foi curto (2 semanas), porém foram duas semanas intensas, aproveitei ao máximo o que podia e em tudo, nas aulas, nos passeios por lugares tão bonitos que nem dá pra descrever. Poder vivenciar outras culturas pra mim foi o ponto alto, pois na minha sala de aula tinham alunos de várias partes do mundo e poder compartilhar desses momentos com pessoas tão diferentes é algo fascinante. Tudo correu perfeitamente, tirando o fato de minha bagagem ter sido extraviada, porém no outro dia a companhia aérea já levou a mesma em minha casa, por isso a dica importante da Justin de sempre levar uma troca de roupa na bagagem de mão é crucial, mas nada apagou o encanto com aquela cidade magnífica. Sobre minha Host Family então nem se fale, fui agraciado com o local em que eu fiquei, foi o lugar que eu tive as minhas melhores aulas de inglês. Sobre as pessoas de lá fiquei muito encantado com a educação e tbm com a ajuda que eles te dão quando tem uma dificuldade, os ingleses são muito orgulhosos por você estar lá no País deles pra aprender seu idioma, dá até vontade de ficar por lá por ver as coisas funcionando tudo direitinho, mas a saudades da família era muito grande e tive que voltar.rss Meu momento mais tenso foi na Imigração, pois vi algumas pessoas sendo deportadas por não serem autorizadas à entrar no país como famílias, alguns casais, então na fila comecei a ficar muito nervoso e suar frio, ainda mais quando vi uma brasileira enfrentando dificuldades por falta de documentos, mas quando chegou minha vez, foi que dei muito mais valor para a minha agência de viagens, pois tudo o que me foi perguntado tinha todos os documentos comprobatórios em mãos e isso foi determinante para a minha entrada no País. Obrigado de todo coração à Camila da Justin Intercâmbios de Itu por toda ajuda e suporte que deu a mim e a minha família."
Priscila Sormani
“Obrigada a Deus pela oportunidade, aprendizado e por ter conhecido pessoas tao especiais".
Geovani Tadeu Costa
“A melhor experiência em termos de aprendizado da língua inglesa, permitindo maior interação com as pessoas. O trabalho realizado pela Just está de ótima qualidade, atendendo plenamente ao que o cliente precisa".
Kesley Silva
“My exchange month made me more aware of me. I learned more about myself, I lived experiences differents, I've known new friends and I lived in a new world with various challenges and with landscapes incredible. It's given me more trust. #NewcastleupontyneenglandUK."
Ana Paula Valério Pereira
“Uma realização de um sonho e crescimento profissional."
Mayla de Campos
"O meu intercâmbio foi mais que eu imaginava; amei a família, e eles me ajudaram muito no meu desenvolvimento no idioma. Estudei na LSI e não tenho o que reclamar, lá tem tem ótimos professores e aulas eram super dinâmicas e Londres e mais que perfeita, a cidade e um conto de fadas. Agradeço a Marina por todos emails de dúvidas respondidos, e pela grande paciência dela e a ajuda. A Just não poderia ser melhor e caso eu decidir outro destino, a Just com certeza será minha primeira opção. Obrigada de coração!"
Natalia de O. Maia
"O intercâmbio foi a melhor experiência que tive no ano de 2015. Me proporcionou crescimento intelectual e individual. Recomendo a todos!"
Carla Gallo
"A Carla Gallo estudou na escola EC em Londres em novembro no programa 30+. E nos enviou A experiência de um intercâmbio é algo fantástico!… Compartilhar idéias e dificuldades no momento de aprendizagem, com pessoas de outras nacionalidades, com outras culturas, …é incrível!"
Danyelle Lima Moreira
“Viajei durante um mês para Cork e foi uma das melhores experiências da minha vida. No início tinha o desejo de melhorar o idioma (Inglês), mas assim que cheguei percebi que um intercâmbio significa muito mais do que isso. Fiz novos amigos de várias nacionalidades, conheci lugares incríveis, culturas totalmente diferentes, passei momentos muito especiais e o Inglês acabou sendo um complemento. Muito obrigada Just por todo o excelente atendimento prestado desde a contração até a chegada no Brasil após a viagem, continuem com o excelente trabalho".
Cristóforo de Andrade Neto
“Os três meses voaram e que a experiência foi sensacional. A escola foi excelente e cenários deslumbrantes em um país com muita história".
Verônica Valverde
“Tô amando as aulas, meu professor é um amor e, como ele é formado em história, ele inclui muuuita coisa da cultura irlandesa, o que deixa ainda mais interessante. Hoje entrei em uma dessas lojas de presente bem temática e quase surtei, queria levar tudo haha tô amando muito mesmo! :)"
Fabiana Silva Nunes
“Sobre minha estadia em Cork me faltam palavras para explicar. Acredito que INESQUECÍVEL se encaixa. Desde o início fui muito bem atendida pela just. Em especial a Juliane que sempre me manteve informada e sanou todas as minhas dúvidas. A parte ruim é que acabou. Voltar para a rotina é difícil… Pretendo fazer outros intercâmbios e sem dúvida vou contar a Just. Muito obrigado por tudo!"
Rosangela Veduatto
"Faça um intercâmbio em sua vida, não importa quando, onde, com quem, faça ou qual seja a sua idade, essa é com certeza uma grande oportunidade de se conhecer."
Michael Abreu Pinto
"Foi uma grande experiência! Irlanda é um país incrível, com belas paisagens e muitos castelos para se visitar. Tive a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo, com pensamentos e costumes variados. Além de aprender mais sobre o idioma (inglês), pude aprender mais sobre a vida e a dar valor as coisas simples."
Gislaine de Paula dos Santos
"Minha experiência na Irlanda e na Europa foi fantástica, simplesmente amei a experiência, fiquei por 30 dias em Cork na Irlanda, em homestay não tive nem um problema, a escola que escolhi foi a ACET, ótima escola, os professores e o staff são maravilhoso. A Just e a ACET me deram todos os suportes necessários antes e durante a viagem."
Julia Simãozinho
A Julia Simãozinho voltou da Irlanda e nos enviou seu depoimento: "Eu me lembro que antes de ir para a Irlanda, fiquei muito nervosa e ansiosa, mesmo sendo meu segundo intercâmbio eu não sabia direito o que iria encontrar por lá. Hoje, de volta ao Brasil, só tenho que agradecer pela enorme oportunidade e dizer que todas as minhas expectativas foram superadas e mais! Amei estar em uma cultura diferente com pessoas de todo o redor do mundo, é simplesmente uma experiência única e maravilhosa!"
Julia Simãozinho
"Cheguei bem e estou gostando muito da acomodação e da cidade! É bem localizada é a cidade é linda!! O primeiro dia foi aquela correria mas está tudo certo, o telefone está funcionando muito bem, aqui a internet é muito rápida. Abraços, Júlia".
Brunna Alabarse
“A Just Intercâmbios me ajudou a realizar o maior sonho da minha vida. Foram 4 semanas de aprendizado e momentos que jamais esquecerei. Eu sou extremamente grata por tudo que vivi nesse período!!"
Cleiton Sabino
“Bom... graças a Deus está tudo fluindo da melhor maneira e amanhã faz uma semana que cheguei. Estou gostando muito, muito mesmo! Minha hostmother é sensacional... Eu diria que ela é minha hostgrandmother, uma senhorinha tão meiga, tão doce, são tantos adjetivos bons que ela tem, se preocupa com tudo e conversamos diariamente. Quando eu não vou jantar eu ligo avisando, aí hoje eu não liguei, porque eu iria jantar sim, com isto fui surpreendido quando entrei em casa... Pois lá estava embrulhadinho meu prato de comida e quentinho ainda. Poxa.... (sem palavras mesmo). Sobre a escola, minha sala a maioria é Brasileiro. Mas tem um rapaz da Coréia, uma moça da França e um outro rapaz da Suíça. Amanhã irei conhecer Los Angeles! Estou super animado. Bom... envio minha primeiro foto que tirei quando estava indo pro primeiro dia de aula"
Letícia
“O atendimento da Just foi excelente e a escola LSI é muito boa. Cada momento valeu a pena! O intercâmbio foi uma experiência única, onde pude conhecer culturas de outros países e também viver intensamente o inglês. A escola e a cidade a qual escolhi é maravilhosa. Boston é única, possui muitas universidades e passeios divertidos. É uma cidade alegre com a essência da juventude das universidades locais. O atendimento da Just me ajudou em todo o processo, foram sempre atenciosos! Parabéns a toda equipe! Quero meu próximo intercâmbio!"
Victor Maximiano
“Nossa, foi sensacional!!! Faria 1x por ano tranquilamente! =) A ideia da escola foi para conhecer mais pessoas e tal.. e realmente conheci muuuuuita gente! A escola é muito boa, está num prédio novinho, na Promenade... Mas curso de 1 mês é muito rápido.. em questão de aprendizado é muito pouco tempo. Aprendi mais na rua do que lá.. rs O hostel é muuuito bom, mas para ficar muito tempo é complicado! Um mês é o tempo maaaaximo para ficar... Conheci muita gente do Barrington Plaza. Lá é muito legal.. rola umas festas nos aptos, tem piscina.. tem bastante estudante... é bem mais tranquilo! O problema é que é meio longe da escola! Do hostel dava 5 min andando para a escola e para a praia... Se alguém quiser recomendações pode falar para falar comigo! Inclusive te indiquei para umas 3 pessoas que viram as fotos no Face.. perguntaram onde fechei e tal... Quanto a viagem foi sensacional!!! Na verdade estava mais ansioso para a viagem de carro do que para Santa Monica! Haha Death Valley, Yosemite e South Lake Tahoe valem muuuito a pena! Normalmente o pessoal faz só a costa né… Andei 2.700km! Pra fazer esse roteiro a pessoa tem que gostar de dirigir! Rs... Na parte da costa eu não dormi em todos lugares, mas passei em todas as praias no caminho de um hotel para o outro!!! Depois de SF, dormi em Monterey, San Simeon e Santa Barbara!"
Beatriz Neves
“Como escrever todas as experiências que tive em poucas palavras? O intercâmbio é algo que você faz, mas quando chega a hora de ir já quer voltar e quando tem que ir embora que ficar. Fiz muitos amigos, fiz algumas loucuras, aprendi muito sobre a vida, conheci uma cultura totalmente diferente e aprender o inglês foi só uma consequência de tudo isso! A saudade de lá já é imensa! Sem dúvida faria tudo novamente sem nem olhar para trás! Obrigada Just!"
Bárbara R. Cleto
"A minha experiencia de morar um mês em outro país foi incrível! Nova York é a cidade dos sonhos, não me arrependo nenhum pouco deste investimento. Eu embarquei dia 9 de janeiro com aquele frio na barriga, um medo… O voo foi tranquilo e a imigração também, eu não tive nenhum problema, pois a Carol deixou todos os documentos em ordem comigo. Peguei o táxi, que tinha contratado pela Just, e fui em direção a minha residência. Não se passaram muitos minutos e eu já estava passeando por NY, Times Square, 5ª Av., lojas… Fiz muitos amigos logo no primeiro dia, na reunião sobre as orientações e regras da residência. Formamos um grupo enorme, uma amizade inexplicável e viramos cúmplices de toda viagem, incluindo os passeios inesquecíveis. Desde o início tudo foi repleto de alegrias e com toda a certeza do mundo eu posso dizer que tudo foi muito gratificante, esta viagem é responsável pelos momentos mais felizes que vivi até hoje. Um mês foi pouco, mas foi suficiente para marcar como a melhor viagem da minha vida! O atendimento foi ótimo! Antes de viajar pesquisei muitas escolas, escolhi a Just pelo atendimento e exclusividade! Agradeço a todos da Just pela atenção".
Mariana Gramuglia
"Esta foto, se não a minha favorita, é uma das que eu mais gosto, com certeza. Ela simplesmente mostra o quão feliz eu estava naquele dia. Para mim, o intercâmbio (claro além da língua, da experiência, do amadurecimento e do conhecimento e vivência de uma cultura diferente) me ensinou muito a valorizar as pequenas coisas, aqueles simples momentos de alegria mesmo que sejam breves e principalmente as pessoas. Num piscar de olhos o meu intercâmbio foi chegando ao fim. Claro, coisas ruins também aconteceram. Dentre todos os problemas que passei lá não mencionei nenhum até agora... Tive medo, raiva, stress e milhares de outras barreiras emocionais que qualquer ser humano tem. Mas quando você está inicialmente sozinho, aprende a lidar com essas fraquezas que aos poucos vão te ensinando diversos valores e te deixando uma pessoa mais forte. É muito difícil escrever em poucas palavras tudo o que aconteceu durante o meu intercâmbio (ou durante o intercâmbio de qualquer um, eu acredito). Como eu disse anteriormente, o que você leva dessa tamanha experiência é um pacote cheio de benefícios incontáveis. Os laços que você cria uma hora vão infelizmente desaparecer fisicamente porque você vai embora, ou eles podem até não estar em foto alguma, mas eles simplesmente ficam dentro das suas memórias mais especiais...e sim, isso valeu um mundo para mim".
Flávia Mancilha Neves - mãe da Beatriz Silva Mancilha Neves
"Tenho sentido ela bem mais a vontade! Está indo super bem em algumas matérias na escola. tá treinando tenis, viaja para ir jogar em outras cidades vizinhas. Outro dia, ela recebeu uma homenagem, no treino de tenis que está participando, fizeram um banner com a foto dela e colocaram na quadra e uma mãe de uma amiga fez um poster com várias fotos dela! ela ficou mega feliz!!! disse que agradeceu mil vezes !!!! eu como mãe, fiquei aqui toda feliz é lógico !"
Julia Arruda
"E eu estava no avião com o passaporte e coração na mão, tremendo e tentando imaginar como seria a primeira conversa, primeira noite e é claro que não foi nada daquilo que eu imaginei! Foi tão caloroso e confortante o jeito que minha host family me recebeu que não consigo explicar, por um momento pensei estar no Brasil! No caminho para "minha" casa achei que ia ficar um silêncio mutuo, mas não, nunca fiquei tão em choque e feliz ao mesmo tempo, era uma mistura de emoções. Era tantas palavras novas em inglês, tão rápido que provavelmente fiquei com uma cara de paisagem para minha nova família e daí começou uma relação de amizade, carinho e conforto que acho que é um sonho para qualquer um! Tive duas semanas aqui em Minnesota antes das minhas aulas começarem. E só falo que essas duas semanas aprendi muito e fiz mais exercícios do que imaginava, coisa que eu não acreditava que ia acontecer. Fiz amizades antes das aulas também, isso foi mais que bom, entrei para o grupo de Cheerlead e conheci pessoas fantásticas! Na escola tem professores incríveis que conseguem te ensinar a aprender apesar de ser em outra língua. Nem preciso falar das paisagens, tenho vontade de morar aqui para sempre!! Mal posso esperar para o inverno e ver essa paisagem mais linda ainda! Sou tão grata aos meus pais, a Deus, aos amigos que me apoiaram, a minha host family e principalmente incrível e exclusiva agencia de viagem Just! Abraços. See you soon #10months #MCC #MissUBrazil #Intercambio!"
Lucas Valdambrini
"Sempre foi um sonho viver em Los Angeles e o staff da Just me ajudou a realizá-lo, me passando todas as informações necessárias e dicas sobre o lugar”!
Heloisa Baggio
"Meu nome é Heloisa Baggio , fui intercambista de longa duração para os Estados Unidos em 2014/15 pela agencia de intercâmbios Just. Fiquei na cidade de Bloomington em Minnesota e gostei muito. Tive uma experiência muito boa, aprendi uma nova língua e fiz vários amigos que nunca esquecerei. Viajei para 10 estados diferentes e conheci lugares maravilhosos. Minha escola Jefferson High School me ajudou muito no meu aprendizado e la que conheci muitos amigos que sempre mantenho contato. Na escola todos os professores tinham que indicar uma pessoa da sala para receber um diploma para os alunos que demonstravam respeito, responsabilidade, honestidade e meu professor de matemática me indicou fiquei muito feliz. Sem dúvidas essa será uma experiência inesquecível em minha vida!"
Patricia Vasconcellos
"Adoreeiiii a viagem, foi demais e valeu muito a pena!! Dificil é voltar para a realidade, né?! Estou pensando o que posso fazer para morar e trabalhar la!! Rs!"
Raquel Almeida
"Passou rápido até demais! Foi a melhor experiência da minha vida e com certeza vou repetir! Vou mandar algumas fotos para vocês.. Beijos"
Ana Luísa Scheuermann
“Faz uma semana que voltei para o Brasil e já estou com saudades de Fort Lauderdale! mas a vida continua aqui...e tudo que eu vivi lá fora nunca vou esquecer. Quero agradecer a você por ter sido tão prestativa e eficiente com os preparativos do meu tão sonhado intercâmbio. Agora sim posso dizer que valeu tudo a pena! Obrigada por ajudar a realizar um sonho meu desde criança: meu intercâmbio! Abraços, Ana”.
Thainá Pignata - High School
[Depoimento da mãe] “Muito bom ver o desenvolvimento da minha flor e principalmente a confiança que ela aprendeu a ter em si mesma, crescer, viver e sair da zona de conforto não é fácil não, kkk, Também tenho que agradecer a Deus por ter colocado a família da Shirley e do amigo dela o Francisco na vida da Thaina, pois foram pessoas fundamentais na vida da minha filha fora de casa, não sei a Thaina ja te falou da Becky.... ela é o Maximo, com certeza a segunda mãe da Thaina nos USA. Outra coisa, eu tenho e muito que te agradecer, desde os primeiros contatos vc sempre se preocupou em me ajudar e a encaixar a Thaina no melhor programa, nossa ! sou muita grata a você e a sua dedicação, pois mesmo sendo o seu trabalho, vc tratou do caso da Thaina com muito carinho, preocupação e cuidado e essas coisas vão alem do profissionalismo, essas coisas vem da pessoa e é por isso que nunca vou me cansar de te elogiar e te agradecer, muito grata por tudo Carol, você é o coração da Just minha linda! Bjo no seu coração, Rita de Cássia Ferreira”.
Nilce de Paula Papini da Silva
“Foi muito mais fácil e rápido aprender inglês convivendo com pessoas nativas imergindo na cultura local. O aproveitamento foi impressionante. Vancouver é uma cidade maravilhosa as belezas naturais são inúmeras e as pessoas são muito receptivas. São muitos estrangeiros na cidade o que é bom para conhecer diversas culturas e fazer várias e diferentes amizades. A melhor experiência da minha vida!”
Ana Luiza Ohata
“Essa experiência de intercâmbio foi de longe uma das melhores escolhas que eu fiz na minha vida! Não só pelo lugar, que não posso deixar de dizer que é maravilhoso, mas pelas amizades, pelo aprendizado, pelo conhecimento e por cada dificuldade, porque nelas você percebe que é muito mais capaz do que pensava e que a única coisa que te impõe limites é você mesmo. Em 1 mês eu realizei sonhos, fiz amizades pra vida e mudei, mudei muito, mas pra melhor. Foi uma experiência inesquecível e tudo que eu posso sentir é gratidão! Indico a Just a todos que queiram uma viagem assim devido ao planejamento/apoio excelente de vocês”.
Felipe Leite
“Antes de vir para o Canada estava muito entusiasmado com a viagem e toda a aventura que teria pela frente. Admito que passei horas no YouTube procurando vídeos de diários de intercâmbio para saber o que me esperava nesse novo país e textos por toda a internet, falando desde comidas típicas canadenses até mesmo de como pessoas se relacionam. Portanto decidi começar a escrever textos, fazendo o máximo possível para juntar informações e curiosidades, de uma forma prática, para você que esta vindo para o Canada entender um pouco como funcionam as coisas aqui.
Comida: A comida e as refeições foram um tanto diferentes das que estava acostumado no Brasil, portanto em menos de um mês já estava acostumado. No café da manhã, um pão ou mesmo um cereal com leite é o comum, mas em dias como finais de semana o menu vira aquele típico café da manhã americano, ovos, bacon e panquecas. O almoço é simples, um sanduíche, um pedaço de pizza ou mesmo hambúrguer, porém na maior parte das famílias hospedeiras o próprio intercambista que monta seu próprio lanche, variando assim, de acordo com gosto e apetite. Agora, a janta é diferente, com muitos vegetais carne servidos com batatas. O perigo da alimentação canadense não é voltar para casa com fome, mas sim com uns kilos a mais.
Horário das refeições e outras curiosidades: Café da manhã e almoço acontecem aos mesmo horário da maior parte dos países, sendo que o almoço é definido pelo colégio, pela questão de ainda estarmos na escola. No meu caso o almoço era de 12:17pm-12:58pm. Já a janta, ocorre entre 5:30pm-6:00pm dependendo dos hábitos da sua casa hospedeira. Em maior parte das casas a janta é feita em familia, onde dou como dica: aproveite para interagir com os seus pais e irmãos hospedeiros, contando as novidades e coisas boas do dia; um perfeito horário para conhecer melhor cada membro da familia e aumentar a proximidade. Os canadenses costumam ser pessoas que apreciam passar feriados e festas em familia e amigos, portanto prepare-se para receber convidados e muita comida durante feriados especiais como dia de ação de graças e natal. Dias assim são muito gostosos porque é possível conhecer muita gente diferente, e mesmo que você não seja uma pessoa de muita conversa irá aproveitar todo o resto fazendo muita folia.
No ultimo diário de intercâmbio falei sobre comidas e pratos típicos e achei bacana continuar no mesmo espírito festivo. Nessa edição, você intercambista ou leitor curioso, se prepare para conhecer e descobrir um pouco mais de alguns dos famosos feriados americanos.
Dia de Ação de Graças: Conhecido também como Thanksgiving é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos e no Canadá. Os americanos consideram como um dia de gratidão a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano, com orações, festas e MUITA comida, onde pessoalmente não ficaria espantado se chamassem de a "festa do peru” devido a quantidade servida. É importante lembrar que é um feriado que a maior parte das pessoas passa em familia. No meu caso passei o thanksgiving não só com a minha host family mas com mais 70 pessoas, entre amigos e conhecidos, onde passamos o tempo cantando, conversando e se divertindo bastante. Infelizmente ou não, o dia de ação de graças nos EUA e Canada ocorrem perto do final do ano só que em datas diferentes. No canada: na segunda-feira da segunda semana do mês de outubro, diferente dos Estados Unidos, que comemora a data na quinta-feira da quarta semana de novembro, faltando aproximadamente um mês para o natal.
Natal: Sinceramente um dos meus momentos preferidos do ano e por diversas razoes, como todas as musicas natalinas, parentes, presentes, compras e tudo de bom para se aproveitar. Algumas pessoas reclamam de saudades nesse período do intercâmbio devido a diversas experiências passadas, porém na minha opinião, esses pensamentos deveriam ser deixado de lado, porque simplesmente tem muita coisa para aproveitar. A gente começa primeiro com a arrumação natalina, onde muitas das host families levam seus intercambistas hospedeiros para um fazenda de árvores de natal, onde tem a chance de escolher qual das arvores será cortada e montada. Enlouqueci a primeira vez que vi de fato uma fazenda de árvores de natal! A segunda etapa do processo natalino são as compras, onde você é cercado de belas musicas natalinas, e muitas delas eu pessoalmente já havia escutado em famosos filmes americanos. E finalmente o tão esperado dia do Natal, onde aqui é comemorado de fato no dia 25 de Dezembro, mesmo em regiões mais frias dos EUA ou Canada não é tao comum nevar, mas dependendo da sorte… seu natal poder vir acompanhado de flocos de neve no quintal. No Natal a familia se reune para festejar, se divertir e ganhar presentes, mas um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil, os canadenses colocam os pequenos presentes dentro de uma “meia de natal”, pendurada perto da lareira e os grandes presentes perto da lareira ou mesmo da árvore de natal decorada, um feriado muito gostoso de se passar em familia e acompanhado de muita gente em volta de uma fogueira”.
Nyandro Santos Ferreira
“A experiência foi muito boa e vale a pena repetir”.
Thiago Iwai
“Minha experiência foi indescritível, a decisão de fazer um intercâmbio, é de longe a melhor decisão que eu já tomei, agora depois de tudo que vivenciei lá, sei o quanto é importante fazer novos amigos e conhecer diferentes culturas”.
Thais Bruni
“Os meses que eu passei no Canadá, mesmo que longe de casa e da minha família, foram os melhores dias da minha vida. É uma experiência única e maravilhosa. Todos deveriam experiência um tempo fora em outro país. Indico a Just porque me proporcionou ajuda e apoio antes e durante meu intercâmbio”.
Marcela Fabri
“O que dizer dessas quatro semanas incríveis? Difícil, mas primeiro quero agradecer a Just, por me ajudar a realizar um sonho… Bem tudo começou quando acordei e pensei hoje vou atrás do meu sonho, ai através da Just escolhi o curso, o pais e a cidade… Após fechar todos os detalhes, começou-se a contagem regressiva, primeiro em meses, depois em dias e por fim em horas.. Até chegar o grande dia… Deu medo…. Nervoso… Ansiedade, em fim uma mistura de sentimentos… Mas ai cheguei em Vancouver lugar lindos, pessoas incríveis, escola super descolada, professores e staff maravilhosos… Na primeira semana não entendia nada, concordava com tudo… rsrs… Mas ai comecei a entender, a me comunicar. Cada dia entendia um pouco mais, e assim se passaram as 4 semanas muito rapidamente… Na hora de voltar… Sentimento de tristeza, mas com a sensação de que tudo valeu a pena, cada segundo, cada mico, cada gafes, enfim, foi a viagem do meu sonho. INCRÍVEL, INESQUECÍVEL, INDESCRITÍVEL".
Letícia
“O intercambio me fez vencer os meus medos e me trouxe amadurecimento. Passei a amar a língua do lugar em que estive e aprendi a amar outras culturas e a não ter preconceito com outras nacionalidades! Foi demais!" Resumiu a experiência de intercâmbio com apenas uma frase sendo uma experiência única. Finalizou acrescentando que indicaria a Just, pois “a experiência que vivenciei foi realmente maravilhosa”, disse.
Fernando Uchoa do Rego Barros Filho
“Kelowna é uma cidade conhecida em todo o Canadá pela sua beleza e estilo de vida natural. Indo para lá, pude ter uma experiência canadense de verdade, proporcionada, sobretudo, pela minha família hospedeira, a qual foi sensacional. Falar inglês com todos na rua e nos lugares é o melhor proveito que se pode tirar. Na escola, os professores até são bons, mas acaba que quando você já fala bem, fica algo cansativo e um pouco intediaente, porém ela é fundamental para você ter acesso às atividades e fazer amizades. De modo geral, recomondo a todos que puderem embarcar nessa experiência porque ela é, de fato, incrível. O atendimento prestado pela agência foi um diferencial. Apoio intensivo que não deixou a desejar e com um tratamento ímpar por parte dos funcionários. Talvez, informações mais detalhadas sobre o destino e curso ajudariam mais ainda".
Julio Cesar Honorio D'agostini
“Oi Carol! Sem dúvidas vou demorar para me acostumar de volta ao clima tropical! Hahahaha Foi uma experiência única, conheci diversas pessoas as quais tenho certeza que serão sempre meus amigos mesmo com a distância. A minha host family também foi muito agradável, aprendi mais sobre a cultura e o modo canadense de viver. Tudo novo e realmente interessante, ficar em um país de 1° mundo mesmo que por 2 meses ja serviu para ilustrar como as pessoas se comportam em outro ambiente e como o país funciona. Toronto é sem dúvidas uma cidade muito organizada e sem maiores dificuldades, pois tudo está sempre no horário e os habitantes são muito simpáticos e todos respeitam as boas morais. Conheci diversas etnias e criei memórias para toda a vida. Foi um prazer ter feito esse intercâmbio com a Just, obrigado pelo apoio!"
Lucas Guinsburg
“I don't have words to describe the best five months of my life that I have passed in Canada. First of all, I wanna say thank you to God to have blessed me and have guided to do the best decisions all the moments.Also, I wanna say thank you to my family that gave this awesome opportunity to me. Thank you Just for all the support and preparation that you gave to me. Furthermore, thank you all my friends that I have made in Canada because I think without you all it wouldn't be the same. You guys doesn't know how I'm so happy to have met you all. You were my family in Canada and I won't forget anyone of you. I wish I can see each one of these guys in Brazil, Canada, Equador, Italy, Spain, Japan, China, Chile, Germany, Belgian, Philipinas, Netherland, Mexico, Thailand or wherever I can go to meet you again. It's so sad to come back and think that I won't hang out with everyone together all the weekends. However, I'm so proud of myself that my exchange program was a successful and I could do everything I wanted always smiling and trying to do my best. Also, my exchange program was not only happiness. I had some troubles too but was in those moments that I overcome obstacles, learned with my mistakes and grew up. It has changed my life and I think all people of the world should being an exchange student. I know that is an opportunity that is not everyone can have, however If you have the opportunity to live this experience, don't give up and just face your fears! I will never forget Canada and all memories I have built!"
Gilson Francisco
“Retornei domingo de Toronto, num voo muito agradável, mesmo na classe economica, assim como foi também a minha ida. Nao tive nenhum problema de transporte em Toronto, pelo contrário, muitas facilidades e surpresas agradáveis. O clima estava muito bom, com um pouco do frio ainda gostoso. A escola, os professores, a estrutura e o método superaram as minhas expectativas, apesar do grande numero de brasileiros. Desde o primeiro dia enfrentei uma dor nas costas que foi aumentando até se tornar insuportável após uma semana, então acionei o seguro que contratei aí com vcs e fui atendido no mesmo dia em casa! O médico examinou e aumentou a dose de analgesico, pedindo pra fazer mais exames aqui se eu nao melhorasse, mas deu pra continuar os estudos sem que eu perdesse qualquer coisa. Fui num restaurante - A noir - onde se come em um restaurante totalmente escuro, foi muito divertido. Enfim tudo foi ma-ra-vi-lho-so! Agradeço de coração todo o empenho, dedicação e profissionalismo de vcs. Parabéns e muitíssimo obrigado! Minhas costas não sarou completamente ainda, mas pretendo ir no médico ainda esta semana se eu nao ficar 100%. É isso! Espero que em breve possamos agendar o próximo. Abraços a todos!".
Getulio Hideyoshi Okamura
“Reeeeaaally good! I'm really loving it! My host family and friends are great, and school is school, right? Hahahahaha".
Rafael Pinheiro
“Está tudo ótimo aqui! Já estou familiarizado com a escola e com o pessoal, muito acolhedores com os intercambistas! Hoje meu time ganhou no futebol contra outra escola! Já consigo perceber o frio chegando!! haha Desde que cheguei aqui fui muito bem recebido por todos, minha família foi muito boa comigo e me ajudou com a escola e com o pessoal. A escola está sendo muito tranquila, pois a variedade de aulas que tenho aqui é muito menor do que tinha no Brasil, além de começar mais tarde que o normal. Na escola também entrei para o time de vôlei e de futebol, o que me ajudou bastante com o inglês e as amizades. Tenho uma relação muito boa com meus pais e meu irmão, rimos muito juntos e eles me ensinam bastante sobre a cultura canadense".
Millene Pio
“Experiência incrível que eu amei, cada dia no Canadá foi um aprendizado novo, pessoal super educado, lugares maravilhosos, viagem inesquecível. Mas, passou muito rápido. Experiência de vida que jamais vou esquecer".
Sandro Barreto Fantasia
“Tive uma experiência fantástica graças ao apoio necessário fornecido pela Just-Alphaville."
Gabriel Doretto Morais
“Na primeira semana do intercâmbio foi um pouco dificil para me acostumar em falar tudo em inglês, mas depois disso não tive dificuldades. Desde o momento que cheguei em Toronto eu já sabia que seria uma experiencia incrível. É uma cidade completamente fantástica com uma mistura cultural muito grande. Na escola eu fiz amizades com muitas pessoas de outros lugares do mundo e que mesmo em apenas um mês pareciam tão proximos. Uma experiencia que eu vou guardar para sempre!"
Josiane Godoy
“A Just intercâmbios conseguiu proporcionar uma grande experiência juntamente com a escola LSI. Canada é um país incrível com pessoas gentis, Vancouver é uma cidade perfeita para realizar os estudos, fazer novas amizades e explorar o inglês além de passeios maravilhosos."
Elisa Marchete - Intercâmbio no Canadá
“Impossível descrever essa experiência. Inesquecível, maravilhoso e único, tudo perfeito amei cada minuto! Meu retorno foi tranquilo e o voo foi bom. Adorei meu intercâmbio e a escola. A primeira semana foi chatinha porque tudo muito novo e precisei me adaptar, mas foi rápido na segunda semana já me sentia maravilhada e feliz em estar lá. Cidade linda e inesquecível, pessoas educadas e amáveis, quero voltar lá em breve apenas para passear com o marido! Estou apaixonada por Toronto. Tive ótimos professores e gostei muito da escola, metodologia e aulas excelentes, equipamentos modernos, tudo bem organizado e novo, senti que a escola possui uma conduta bem correta e organizada. Gostei muito do estilo dinâmico das aulas. Posso dizer sem duvidas que a escola superou todas as minhas expectativas. Agradeço sua atenção e dedicação que foi essencial para que tudo fosse ótimo. Sempre recomendarei a Just pois todos vcs são ótimos. Beijos e muiiiiito obrigada por tudo".
Victor Andrade
“Pois é, já estamos no clima de despedida... Nem me diga, passou voando. Não tem como eu ficar por aqui, não? Hahahaha Muitas lagrimas quinta-feira... Foi o ultimo dia em que todos os International Students estavam reunidos, minha bandeira está toda assinada (até pelos professores). Vou tentar te mandar umas fotos, não sei se conseguirei varias por conta do tamanho... As primeiras fotos são com meus professores. E as demais fotos são com meus amigos. Depois estou com a Maia (IMG0523), ela é canadense e tinhamos fisica juntos, ela é um amor de pessoa! Na segunda estou com o Will, meu BCF hahaha, ele é super legal, tinhamos fisica juntos também, ele já me deu carona varias vezes e super engraçado, minhas amigas brasileiras estão apaixonadas por ele... Ah, ele é host brother do meu amigo italiano. Terceiro foto com os outros estudantes internacionais. Quarta, com meus amigos Canadenses e internacionais. Quinta foto com o outro brasileiro e com o Eli, o embaixador. Acho que é isso...Tem muito mais, mas vou ter que mostrar pessoalmente porque são varias..."
Zilda Silva
“A experiência foi fantástica! A escola é ótima! Pequena e séria! Não era bem o perfil q eu havia planejado, o q não impediu q eu evoluisse bastante! A escola é bem acadêmica, e bem voltada para preparar os alunos para o IELTS & BULATS e para o "business world", rsrs! Acabei de inventar essa expressão! Tem muitos brasileiros na escola, mas não compromete em nada o aprendizado, já que a escola é muito rigida com outros idiomas! Only English!!! Muuuuitos asiáticos! O q realmente dificulta bastante! Mas isso é a realidade em qq lugar do mundo q se vá estudar inglês! Eles estão por toda parte! Portanto é um desafio q tem q ser vivido e superado! Viver a primavera no hemisfério norte, foi uma experiência maravilhosa! Vancouver é uma cidade linda! Na primavera fica deslumbrante! A nossa conselheira ALEXIS, sempre muito acolhedora e gentil! Minhas aulas one to one foram muito enriquecedoras! Conversava com minha professora sobre assuntos os mais variados possiveis!!! A aula voava! Tivemos bons momentos juntas! Posso dizer q nos tornamos bem próximas , depois de 03 aulas/ semana / 05 semanas!!! Acho q somos amigas! Rsrs Mas não recomendo a escola pra alunos q tenham o meu perfil: foco em communication class! Lá é tudo bem balenceado entre listening & speaking e writing & reading! Eu realmente gostaria de ter tido listening and speaking only!!! Mas a escola tem suas normas e regulamentos e o aluno tem q se encaixar! A familia q fiquei era constituida apenas da Maria , uma urugaia q vive em Vancouver a mais de 30 anos, viuva de um canadense e seu filho Robert de 21 anos q vi poucas vezes! A Maria é bem simpática, conversava bastante comigo, sempre q tinhamos oportunidade! Me deixou super a vontade, mas nunca assumiu suas obrigações de hostmother no quesito alimentação! Mas decidi ser feliz e não quis trocar de familia! Pelo menos falava apenas inglês comigo, e a casa não tinha cheiro de curry! Rsrs Acho q te passei todos os detalhes!!! Vamos nos falando! Agora já voltei pra minha vida real! Obrigada por tudo!"
Luiza Ramalho
“Como descrever o que é uma experiência de intercâmbio? É tão complexo e envolve tantos sentimentos. Mas creio que encontrei uma maneira simples de explicar. Eu acredito que nenhum de nós é somente um inteiro, somos diversas partes que nos constituem e formam nossa personalidade e nossa vida. Partes como: família, amigos, momentos bons e ruins, memórias e planos, opiniões que mudam todos os dias, viagens, filmes, livros, esportes, amores, dentre tantas outras. O intercâmbio é uma experiência incrível que como qualquer experiência como essa exige uma troca. Dos benefícios do intercâmbio, com certeza o idioma é o de qual mais se fala. Mas o benefício do intercâmbio é diferente do que o que se ganha com um intercâmbio. Você ganha uma nova família, em todo o sentido da palavra: amor, carinho, cuidado, desentendimentos, imperfeições, tarefas, almoços reunidos, conversas sinceras e união. Ter tudo isso em nossas vidas uma vez já é incrível, mas ter a oportunidade de ter uma segunda vez? É maravilhoso. Além da família, ganha se também amigos para a vida, que vem de tão longe e ainda sim fazem uma conexão tão forte como se estivessem próximos a muito tempo. Ensinamentos, que não serão para um currículo ou para uma prova, mas para toda a vida. Experiências, alegrias, momentos, sentimentos e sensações únicas, que nem todas as palavras do mundo seriam capazes de descrever, mas somente alguns dias em um intercâmbio já seriam capazes de provar. Mas a troca consiste em receber e dar, e o que você tem que estar disposto a dar por tudo isso são duas partes de você. A primeira, é a pessoa que você era. A pessoa com a qual se acostumou por toda sua vida e que estava em sua zona de conforto. É necessário abrir mão dela, deixá-la ir. Porque depois de um intercâmbio você será uma pessoa diferente. Mas não se preocupe, isso é ótimo! Mudanças são vitais e normalmente são para melhor! A segunda parte é também a mais difícil. É importante saber que ao ir para um intercâmbio você não voltará completo. Uma parte sua sempre ficará no seu destino. Depois de tudo isso dizer Adeus é muito difícil, e a verdade é que você nunca parte por completo. Uma parte de você sempre ficará lá, nas pessoas que você conheceu e amou , nas experiências que teve, nos lugares que viveu e nos momentos que parecem impossíveis de serem deixados para trás. Não vou mentir, essa parte é bem difícil na volta, e é exatamente essa sensação que eu sentia, de que algo estava faltando. Mas então percebi que essa parte só estava faltando porque a deixei com as pessoas que amo e das quais tive que me separar. Mesmo de tão longe elas sempre estarão com uma parte minha, assim como sempre terei uma parte delas. Eu tenho uma parte de pessoas do mundo todo, que tocaram minha vida e as quais eu amo, e que sempre estarão comigo, sendo mais uma das partes que me compõem. Assim como eu deixei uma parte de mim com pessoas do mundo todo, que tiveram suas vidas tocadas por mim e agora sou uma parte do inteiro delas. Isso não é incrível? Eu penso que sim. E é por isso que o intercâmbio é a experincia mais maravilhosa que alguem pode ter, por suas grandiosas trocas. Então esteja pronto para abrir mão de algumas de suas partes, mas receber presentes muito mais grandiosos. É como diz a frase, que para mim foi escrita para o intercambista 'Quem passa por nós não vai sós, não nos deixa a sós, deixa um pouco de si e leva um pouco de nós'. E a foto que eu mais gosto é do dia da minha despedida, o dia que deixei uma parte de mim no Canadá. Além de ser com as pessoas que mais me marcaram nesse tempo lá".
Douglas Couto e Yanahê Guerra
“Foi tudo muito bom, cidade maravilhosa, ótima escola, bem exigente e apesar de alguns pontos mínimos não há queixas. Ficamos muito satisfeitos com a assistência de vcs e do trabalho que fizeram para que a viagem fosse um sucesso. Abs e muito obrigado logo voltamos a falar para o próximo."
Augusto Cesar Bettinelli
“O intercâmbio foi uma experiência incrível e desafiadora, a possibilidade de conhecer e vivenciar novas culturas foi sem dúvidas um divisor de águas em minha vida. A partir de hoje, minha meta é proporcionar a mesma experiência para minhas filhas…"
Victor Andrade
O Victor Andrade, que está fazendo High School na Nova Scotia (Canadá) foi convidado pelos seus tios hospedeiros que moram em New York para passar o Spring Break lá. “A viagem para NY foi ótima, andei como nunca antes! A cidade é incrível e diferente do que todo mundo fala não é um lugar só para compras, dá para turistar bem e deixar as compras para lá... Me perdi por lá, conheci locais históricos e famosos, adorei essa viagem! Fui e voltei certinho quase sem problemas, fui recebido bem lá em NY e já fui convidado a retornar..."
Pedro Ciantelli
"Em poucas palavras foi e ficará registrado para mim como umas das melhores e mais importantes experiências na minha vida. Eu pude conhecer pessoas novas que serão importantes sempre para mim. O intercâmbio tem momentos de dificuldades e momentos de satisfação, pude aprender que é preciso lidar com o imprevisto, o inesperado e o desafio de ter que se cuidar sozinho, e hoje percebo que o que eu aprendi no meu intercâmbio irei levar pra minha vida. E o que eu deixaria como uma dica é: aproveite cada momento e encare a realidade, por incrível que pareça, passa muito rápido! Agradeço a vocês da Just que sempre me apoiaram quando eu precisei lá, indico a Just para todos!” A mãe do Pedro, a Nara Ciantelli, também contou como foi a experiência do filho, vivida também, pelos pais: "Com certeza queremos contar tudo! Foi incrível! O Pedro adorou o atraso do voo por conta da neve! Disse que ganhou mais dois dias! Ele realmente fez muitos amigos! Acredita q foram três carros levá-lo no aeroporto? E na hora do embarque, enquanto ele caminhava para o portão, eles cantavam o hino da Nova Scotia!!!! De arrepiar não eh? Falaram Até Breve!!! E não Adeus! Estamos muito felizes! O Pedro ganhou um Prêmio! Entre vários alunos ele ganhou como Estudante do ano! Veja a foto! Olha que legal o que está escrito! Que ele é um exemplo para os outros intercambistas!! Muito obrigada, sem o comprometimento e segurança de vocês não seria possível! Obrigada ! Vocês são incríveis ! Quero que todos os jovens sejam felizes lá como meu filho!"
Bruno Teodoro
"Excelente experiência, desde o primeiro atendimento na Just até depois do retorno do país estrangeiro. Viagem bem tranquila, sem preocupações, apenas pensando em como se divertir"
Antonio Sanches Tosta Netto
"Foi uma experiência maravilhosa, graças a Just eu conheci pessoas do mundo inteiro, fiz muitos amigos e conheci lugares que jamais imaginei conhecer. Resumindo, essa viagem foi perfeita".
Victor Hugo Morelli Monge
O Eduardo Oller Monge, pai do estudante, Victor Hugo Morelli Monge, participante do programa School to School 2016 nos enviou um depoimento: "Gostamos muito de todo o tratamento dado pela Just desde o início – A preocupação em passar aos pais a segurança e seriedade do programa, o pronto atendimento para qualquer situação durante o programa, o profissionalismo e a preocupação em saber o feedback de tudo isso.. Simplesmente Perfeito !!!! Com certeza recomendaria". Já o Victor contou: “Resumir os quinze dias , que se tornaram dezoito, em função de uma nevasca, em algumas palavras é tarefa difícil, porque cada momento foi único e cada segundo incomparável, são coisas que eu sei que não viverei novamente, não com essas pessoas, com essa família, nessa oportunidade. Obrigada a Just Intercâmbios por fazer com que tudo ficasse mais seguro para nossa chegada e estadia e claro, ao programa School to School 2016, aos professores Vivian Ruberte e Wilson Campos, ao Anglo Sorocaba, a cidade Yarmouth e principalmente a família Roberts por me receber tão bem, com tanto carinho tive o apoio de cada um a todo instante. Fiz amizades que vão durar para sempre. Fui muito feliz com a minha host family, vou sentir muita falta deles, porque eles são incríveis, e fizeram a minha experiência o melhor, vou ter vocês comigo para sempre no meu coração. Descobri um pouco mais de mim e mais desse país maravilhoso que me recebeu. Superação é a palavra que define meus dias em Yarmouth, tenho certeza que esta cidade será sempre minha segunda casa. Obrigado Pai e Mãe pela oportunidade. Acordar e não ter tudo o que se estava acostumado, poder conhecer outra cultura foi simplesmente fantástico. É só o começo de uma caminhada que ficará na minha memória para sempre".
Jaqueline Ramos dos Santos
"Uma experiência única e fantástica! Simplesmente compensador. Obtive todo suporte e informação. Fiquei muito satisfeita".
Enzo Laragnoit Fernandes
O pai de Enzo, Osvaldo, nos enviou o seguinte depoimento: "Vocês conseguiram traduzir toda a preocupação dos pais em segurança, suporte e informação pontuais” Acrescentou ainda que sem dúvidas indicaria a Just Intercâmbios que deu toda atenção necessária para que o Enzo tivesse uma experiência enriquecedora. Destacou que o mais positivo do programa realizado pelo seu filho foi a oportunidade de superação. "Convivemos com uma pessoa movida a desafios e esta ótima experiência nos trouxe respostas claras". A ele, sem dúvidas, a oportunidade de se conhecer melhor, saber do que é capaz e onde quer chegar, contou Osvaldo. Para Enzo: "Agradeço a Just Intercâmbios pela prontidão, organização e eficiência antes e durante a viagem".
Roberto Pitas
"Minha estadia em Kelowna foi maravilhosa, agora em Vancouver tenho certeza que será da mesma forma. Quanto às famílias em Kelowna foi show, era filho único...em Vancouver será outra experiência, pois estou morando com outros 11 estudantes".
Alice Lee
"Foi uma experiência incrível, que me deu inúmeras oportunidades, onde tive a chance de conhecer pessoas do mundo todo que hoje se tornaram minhas melhores amigas. Criamos memórias e histórias que eu nunca vou esquecer, e espero ter a oportunidade de visitar a todos no futuro. Foi com certeza, a melhor coisa que já me aconteceu".
Victor Andrade
"Está tudo ótimo, minha família me recepcionou super bem, eles são muito acolhedores, sabe? Não proibiram nada, me disseram como a casa funciona e nesses dois últimos dias, no jantar, conversamos bastante! O Adrian, meu irmão mais novo, grudou em mim, e eu estou adorando! Já virou quase um irmão mesmo, se preocupa comigo, se ofereceu para me acordar e tudo mais. O Alex, o de 15, está naquela fase de 15 anos, mais na dele e tudo mais, mas ele estuda na mesma escola que eu e tem me ajudado bastante e eu sempre peço ajuda para ele. A Claire é inglesa, o sotaque é lindo! Ela e super mãezona e adorou os sabonetes que comprei da natura. O Andreas é um verdadeiro paizão, me abraça de manhã, deseja boa noite, boa escola e bom dia, me mostra a rotina da casa e está me tratando super bem. Espero que continue assim, porque eu realmente estou gostando deles! Em relação ao inglês, uma das minhas professoras disse que está ótimo! Todos parecem empolgados pelo fato de eu ser brasileiro, coincidentemente, tem só mais um brasileiro na escola. Mas tem gente do mundo todo. Até o momento, tudo tem saído melhor do que pensei, espero que continue assim"!
Daianne Cristina de Paiva
"Foi muito bom, saudades já. Um mês é pouco, mas muito válido".
Rosangela dos Santos
"Não tenho palavras para descrever o quanto fiquei satisfeita com a experiência de realizar um intercâmbio. O tempo foi curto mas a experiência simplesmente fantástica. A Just está de parabéns, em especial a Juliane, que me deu muito apoio, tirou todas as minhas dúvidas, me atendeu sempre com muita excelência e carinho. Indico a Just a todos meus amigos, pois o suporte dado não foi apenas enquanto estava pagando o intercambio.. A Just me deu suporte total em todos os momentos que precisei. Meninas, vocês estão de parabéns.. me ajudaram e fizeram parte do meu sonho. Espero fazer outro intercambio em breve.. Meu inglês está muito, muito melhor, e acredito que com força de vontade, com certeza é possível aprender inglês em apenas um mês. Muito obrigada por tudoooo."
Rafael Mariano dos Santos
"Tive oportunidade de ficar em Toronto por quase 1 mês e aproveitei cada segundo dessa viagem. O lugar é maravilho, rico em cultura, tem uma sociedade amigável e evoluída. Existem diversas opções de passeis, alimentação, gente do mundo todo e muitos brasileiros. O clima em Setembro e Outubro é maravilhoso. A cidade é linda. Se pudesse escolher outro lugar para morar, lá seria uma opção na certa."
Larissa Mariana Amaral De Souza
"Meu intercambio foi maravilhoso e eu queria agradecer a todos vocês da Just por todo o suporte antes e durante a viagem. Meu tempo no Canadá foi incrível, eu conheci diversas pessoas de todos os lugares do mundo. E eu espero poder voltar para Toronto no próximo ano para poder reencontrar alguns dos meus novos amigos e poder estudar na Sol Camps outra vez pois a escola é incrível assim como todos os coordenadores, professores e monitores".
Maria Angélica Rodrigues
"Fazer um intercâmbio foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida! Sou estudante do Ensino Médio e estudar fora ampliou meus horizontes. Sinto-me mais preparada para a vida profissional e social agora. Estive estudando inglês um mês no Canadá, em Kelowna. Esta é uma cidade linda e apesar de pequena, há muito que fazer lá! Minha homestay foi melhor do que eu esperava. Eles me acolheram muito bem e foram como uma verdadeira família pra mim! Passeamos muito pela cidade e nos divertimos muito conversando todos os dias por horas. Um dia, comprei um livro em inglês mais avançado do que meu nível no idioma, então minha irmã canadense todos os dias após chegar do trabalho sentava comigo no sofá para lermos o livro juntas. As partes que eu não entendia, ela me explicava com a maior paciência, tudo para que eu pudesse aprender inglês! Agora meu inglês é intermediário com apenas um mês fora do país, e quando fui para lá, sabia apenas poucas coisas sobre o idioma. A escola VanWest também foi muito boa pra mim. Lá eu fiz amigos de várias partes do mundo e aprendi muitas coisas! Uma das coisas que eu mais gostei foi o Canada’s Day, pois passamos o dia inteiro no parque aproveitando o que o Canadá tem de melhor. Kelowna é uma cidade muito limpa e muito linda. Os canadenses são muito simpáticos, acolhedores, atenciosos e prezam muito o respeito e educação. Eles também gostam muito de conversar. Sempre que eu ia a uma loja, era muitíssimo bem atendida pelos vendedores e sentia como se já fossemos amigos! Pude aprender muito com essa experiência: nova cultura, novo estilo de vida, idioma e fiz amigos maravilhosos tanto canadenses quanto de outras partes do mundo. Eu realmente recomendo a experiência de fazer um intercâmbio pois, quando você sai da zona de conforto, você aprende o que é viver de verdade. Eu espero voltar lá visitar minha homestay e ficar por mais tempo estudando fora também"!
Gabrielle Amaral De Souza
"Qualquer período de tempo que se vive no exterior é um aprendizado, e por incrível que pareça é um aprendizado muito mais interno, sobre si mesmo e sua capacidade do que acadêmico. Passar o meu verão em Toronto me proporcionou uma aventura além das minhas expectativas, nunca imaginei que ao escolher e me inscrever no programa estava caindo de cabeça em algo que mudaria minha vida. Voltei do Canadá com uma visão de mundo muito maior do que sequer achei possível, sempre me achei uma pessoa pra frente, de cabeça aberta, etc, etc... Contudo ao conviver diariamente com tantas visões de mundo e culturas diferentes, me abriu portas para algo inconcebível anteriormente. Acima disso lidei com um dia a dia até então desconhecido, ter que acordar, arrumar meu quarto, descer para o café, seguir todo um cronograma. Lavar roupa, secar roupa, comprar pequenos snacks, itens de higiene pessoal (é impressionante como o sabonete acaba rápido!). Checar a fatura do cartão? Puft, só em um futuro muito distante eu me imaginava fazendo isso... Pegar avião sozinha, passar pela alfândega, preencher o cartão de declaração (em inglês)... E depois saber que venceu, cada uma dessas etapas, aprendeu muito mais do que apenas um outro idioma. Isso sim, não tem dólar, não tem real, não tem dinheiro no mundo que pague. Sabe, o mais incrível foi encontrar em pessoas tão diferentes semelhanças tão fortes! É tão bom ver que não importa de onde você vem e para onde você vai, pessoas são pessoas e quando se encontra alguém que vale a pena passar algum tempo, as diferenças são minúsculas. Se alguém me dissesse que garotas de lugares como Taiwan, México, Turquia, entre outros países se tornariam boas amigas minhas, nunca é que acreditaria nisso. Até agora tudo parece um sonho, algo que aconteceu apenas dentro da minha fértil imaginação e se não fosse as constantes mensagens aceitaria isso como uma verdade irrefutável. Eu só tenho a agradecer a toda equipe que fez isso possível. Obrigada Carol, por cada palavra de incentivo, cada pequeno gesto de suporte. Obrigada Daiane por estar ali nos momentos em que eu achei que tudo iria desabar. Obrigada a Sol Camps Toronto, filiada a Sol Schools International, por me proporcionar tudo isso".
Amadeu e Nayara Vaghetti
"Ta muito legal por aqui, estamos aprendendo bastante e a família excelente, muito receptiva e está nos auxiliando muito na linguagem do dia a dia deles".
Luis Gustavo Silva
“A experiência de realizar o sonho do intercâmbio é incrível. Vancouver é sensacional, pois tem um povo amigável, bom clima , montanhas, praias e belos parques, mas nem só de passeios se faz um intercâmbio. A qualidade da escola ELS é ótima, ensino pesado que faz você dar o seu melhor desde o primeiro dia, política de só se falar inglês, ótimos professores e estrutura. Sempre vou guardar Vancouver na minha memória, foram 4 semanas fantásticas onde conheci pessoas do meu país e de outros países fantásticas, voltei para o Brasil com o meu inglês muito melhor, com certeza recomendo Vancouver e a Just Alphaville para qualquer colega”.
Thais Carvalho
"O meu intercâmbio para Vancouver no Canadá foi sensacional. Fiz muitos amigos e tive a oportunidade de conversar com pessoas do mundo inteiro. Apesar de pouco tempo, esse um mês foi único e maravilhoso! Vancouver é organizada, linda e divertida. Conheci também Victoria, as maravilhosas Rocky Mountains e Portland nos Estados Unidos. Foi uma das melhores experiências da minha vida e eu não vejo a hora de poder repetir =) Agradeço a Just por me ajudar a realizar esse sonho! Conhecer pessoas do mundo inteiro e suas culturas foi ainda melhor do que melhorar a fluência na língua".
Giulia Augusto
"Primeiramente desculpa pela demora, está tudo meio corrido aqui. Minha experiência no intercâmbio foi simplesmente maravilhosa, a melhor da minha vida. Passou muito rápido! Fiz muitos amigos que levarei pra vida toda, falando nisso estou indo para Colômbia ano que vem para visitar-los. Eu adorei a escola, não poderia ter escolhido melhor. Por ela ser pequena, todo mundo se conhece, você conhece a coordenação e os professores são maravilhosos. Toronto é uma cidade encantadora e que se tem muita coisa pra fazer. Amei minha hostfamily e já estou planejando voltar pra ficar um tempo com eles, na casa deles".
Ligia Sousa
"Passou rápido mesmo. A experiência foi maravilhosa. Valeu muito a pena! Obrigada por tudo!" Resumindo a experiência do intercâmbio em uma frase: Muito mais que aprender apenas inglês".
Rodrigo Giesta
"Depois de passar quase um ano fazendo o High School na Nova Scotia, Canadá, está quase na hora de voltar:I don't think I'll have another year like this… Sem dúvida o melhor ano da minha vida! Na verdade se você me perguntasse: Rodrigo você começaria tudo de novo? Tudo do zero? Eu com certeza responderia que sim! Não quero ir embora!!!"
Vanessa Lucas
“Esse um mês passou super rápido, mas valeu a pena. Adorei a experiência”.
Wellington Matias
“Agradeço muito a atenção e a ajuda da Just, adorei a viagem, melhor coisa que eu já fiz na minha vida, rs.”
Vinicius Marques Oliveira
“Sempre sonhei em fazer meu intercâmbio e o Canadá sempre foi a minha primeira opção. Quando cheguei, fiquei encantado com a educação das pessoas, fiquei em Windsor, Nova Scotia, cidade bonita, uma host family maravilhosa, que me levava para conhecer as atrações da cidade. Nao me arrependo por nada, aproveitei cada segundo e se pudesse faria tudo outra vez, 6 meses não foram suficientes para aproveitar tudo o que essa experiência pode te oferecer. Meus 6 meses no Canadá foram inesquecíveis e com certeza a melhor escolha que eu já fiz na minha vida!”
Luana Barbosa
"Perdão estar mandando e-mail só agora, mas só agora estou com tudo arrumado e vem sendo uma correria ultimamente! Queria muito te agradecer por ter me dado a ideia de ir para Toronto, não poderia ter ido para lugar melhor, cada dia foi maravilhoso, conheci pessoas incríveis que vou levar para vida toda! Obrigada pela sua assistência e de toda a equipe da Just, por terem feito da minha viagem uma experiência única! Não tenho nenhuma reclamação pra fazer, amei a cidade, a escola e a minha host mother se tornou uma amiga, me senti em casa. Já estou com saudade de Toronto e de todos meus amigos, espero voltar em breve. Foi uma experiência que me fez crescer como pessoa e a enxergar o mundo de outra forma, aprender e conviver com outras culturas nos faz respeitar e admirar o diferente e valorizar o semelhante. Sou muito grata por ter vivido tudo isso e mais uma vez muito obrigada por tudo, Daiane. Um grande beijo!"
Luciana Dilella Martins
“Eu nunca pensei em sair do Brasil, sempre trabalhei muito até que um dia saí do trabalho. Então desiludida com todos os acontecimentos resolvi, do nada, perguntar ao meu amigão como estava sendo o seu intercâmbio em Malta, ele me falou coisas maravilhosas e resolvi juntar o útil ao agradável, queria aprender inglês de uma forma rápida e intensa, pois não tenho paciência de aprender nas escolas do Brasil, onde se têm apenas 03 horas por semana. Resolvi ir para Malta e em 20 dias lá estava eu toda perdida naquele país fantástico, com uma beleza europeia divina. Foram 12 semanas inesquecíveis, com aprendizados sensacionais, o inglês, as culturas e acima de tudo a humildade que existe em cada nacionalidade. Malta! Nunca mais esquecerei! O atendimento e acompanhamento da Just foram excelentes. Hoje sou uma nova Luciana...".
Larissa Lamana
“Esses foram os melhores 3 meses da minha vida! Embarque nessa experiência e viva momentos incríveis!"
Thais Errador
"Na correria do dia a dia, já se passou um mês dessa experiência inesquecível pela qual passei. Tive todo o suporte da Just e da Carol na preparação, a melhor opção foi a turma 30+, e super recomendo! Primeira vez viajando sozinha pra longe! Achei que fosse ficar perdida, mas conheci pessoas extraordinárias, histórias incríveis e passei meu aniversário da melhor maneira possível em Malta. A minha família era muito fofa e atenciosa, logo no primeiro dia Marlene, a mãe, me levou a um "tour" por todo o canto, me ensinou qual ônibus pegar, qual a melhor opção de passeio, me apresentou o "pastizzi" que é um salgado típico delicioso. Fora que cozinhava maravilhosamente bem e era super organizada, foi mais do que uma mãe para mim, uma querida! Cheguei num domingo e já nesta data fui convidada para um drink de boas vindas pela escola EC, onde conheci alguns bons amigos, que espero levar sempre comigo, pois daí pra frente vivemos experiências únicas. Meu inglês melhorou muito, destravei muitas coisa em pouco tempo que fiquei, somente 15 dias, mas em contato com várias nacionalidades diferentes, a gente se ajudou, e isso foi ótimo para cada um dos alunos. Enfim, muito difícil resumir em uma única foto esta experiência, mas quero deixar meu depoimento em agradecimento a todos da Just, pois me senti extremamente segura e muito bem assessorada."
Carolina Simocovski
“Devemos nos arriscar sempre. Tudo é conhecimento e experiência e ninguém tira isso de nós. Não é fácil mudamos nossos conceitos de vida. Um lugar incrível com pessoas incríveis, estou encantada com o que o mundo pode nos oferecer e não é pouco. E venho de lá com uma grande conquista: a certeza de que podemos muito mais do que imaginamos"
Tamires Lemes
“Com certeza eu indicaria a Just, o atendimento é ótimo e claro de todas as agências que eu procurei a que cobra menos taxas de TUDO. Obrigada Just por sonhar junto com a gente e nos ajudar a realizar esse sonho! Sem dúvidas voltamos da Nova Zelândia com uma bagagem enorme!!"
Bruna Mochetti de Lima
“Tive todo o suporto que precisei e não passei dificuldades. Pude tirar minhas dúvidas aqui no Brasil e no período em que estive lá. uma pena ter sido de apenas 30 dias".
Aline da Silva dos Santos
"Com certeza foi a melhor experiência da minha vida. A realização de um intercâmbio é muito mais do que aprender sobre um idioma… é um aprendizado de vida. Oportunidade de conhecer novas pessoas, culturas e a si mesmo. Agradeço a Carol e a equipe da Just por todo o suporte que recebi durante a realização do meu intercâmbio"
Vitor Oliveira Venardos
"Meu intercâmbio para Auckland superou inexplicavelmente minhas expectativas, me ajudando muito a amadurecer e concretizar a fluência do meu inglês. Agradeço à todas as experiências proporcionadas por esse período".
Eneas Scabello Vaz
"O Eneas Scabello Vaz retornou recentemente da Nova Zelândia, onde estudou por 3 meses na escola Language School New Zealand e nos mandou um feedback. “A experiência na Nova Zelândia foi completa e surpreendente, pois tudo que imaginei antes de embarcar estava lá, porém aquele país me oferece muito mais… Um povo incrível, um lugar maravilhoso, uma gastronomia fabulosa… e um jeito de encarar a vida que vou levar comigo para sempre! Uma experiência de vida indescritível e inesquecível!” Sobre a Just eles comentou: “ Já indiquei algumas vezes e meus amigos já viajaram, também!!! A razão é porque a Just faz as coisas funcionarem"!
Elaine Junqueira
“Sempre sonhei em fazer um intercâmbio, só não tinha noção do quão maravilhoso seria. O inglês foi apenas um objetivo atingido, o mais importante foi o autoconhecimento, conviver com pessoas de diversos países, compartilhar e aprender diversas culturas. Austrália é um país incrível, diversas paisagens maravilhosas, povo educado e muito receptivo. Perth é uma cidade sensacional para quem quer fugir do stress de São Paulo, a cidade não é muito pequena porém tem a mentalidade de interior que estamos acostumados aqui no Brasil, para um intercâmbio foi sensacional, viver em um local diferente do que estava acostumada, estudar perto da praia, todo dia poder ver o pôr do sol maravilhoso que tem em Perth, enfim, indico a todos essa experiência sensacional".
Igor Macedo
"Gostaria de começar o texto te agradecendo por todo empenho e dedicação que você e sua equipe tiveram para que eu estivesse aqui hoje! Sem sua ajuda isso não seria possível. Eu estou vivendo um sonho com toda certeza, estou aqui a pouquíssimo tempo, mas o amor por Brisbane é gigantesco, tudo é muito lindo e as pessoas são muito receptivas. Em relação a ILSC, eu iniciei as aulas ontem e posso te afirmar que me sinto em casa! Tanto os professores como os alunos me tratam super bem e o ambiente é muito agradável. A acomodação (Student One) é impecável, um ambiente super agradável e já fiz algumas amizades com Indianos, Mexicanos e Japoneses, alias .. aqui tem muito japonês e coreano kkkk Desde já eu agradeço pela preocupação que você esta tendo comigo. Obrigado."
Renan Carlos de Freitas
O Renan cursou na IH Brisbane por 14 semanas e nos enviou um depoimento: "Nós nunca sabemos se as escolhas que fizemos são as certas até tentarmos. Analisamos basicamente custo-benefício e tempo. E depois de analisarmos com muita calma, só teremos a resposta depois da experiência adquirida a partir dessa escolha. Fazer um intercâmbio, para mim, foi uma das maiores e incríveis escolhas que eu já fiz na vida (talvez a melhor). Não há o que descreve a sensação de morar em outro país, conhecer outras culturas, pessoas do mundo todo e, principalmente, aperfeiçoar muito o idioma de interesse. Passei por momentos muito difíceis em um país onde não se falava português, mas também, na grande maioria, por momentos incrivelmente fantásticos. Isso tudo me proporcionou um crescimento pessoal muito grande. Valeu muitooooooo a pena! Para aqueles que fizerem a mesma escolha, não se esquecem de aproveitar ao máximo! Há um mundo cheio de novidades lá fora."
Mariana Camarero
"Eu queria agradecer muito aqui é tudo muito legal e bonito... Hoje foi o meu primeiro dia na Holmes... A princípio achei tudo muito legal, as pessoas muito simpáticas!"
Jefferson Silva De Lima
“Venho por meio deste descrever um pouco sobre minha experiência com este Intercâmbio. O que dizer desta fantástica experiência, difícil descrever em poucas palavras. Uma experiência única e inigualável, a melhor escolha a se fazer ao decidir aprender uma nova linga é sem dúvida fazer um Intercâmbio. Nada se compara ao vivenciar o dia a dia em um outro pais, ouvir, falar, cometer erros/gafes na pronuncia e é claro aprender muito mais com isso. E o que dizer dos novos amigos, amigos estes de todas as partes do mundo, você os conhece num dia e no outro parece que os conhece já há muitos anos. Aprender sobre novas culturas, costumes e porque não aprender um por de outras línguas com seus novos amigos. Este sonho ficou muito mais fácil de ser realizado graças a grande equipe da Just Intercâmbios, esta que desde o primeiro contato prestou toda a assistência necessária, tirando todas as dúvidas, indicando as melhores alternativas e que até hoje continuam me auxiliando toda vez que preciso de algo. A Just Intercâmbios está sempre preocupada em saber como eu estou e estando sempre à disposição quando preciso, sem dúvida não poderia ter escolhido melhor uma agencia de intercâmbio. Agradeço toda a equipe da Just Intercâmbio de Sorocaba/SP por estarem comigo nesta fantástica experiência."
Rizia Alves
"A viagem foi ótima; exatamente como você falou. Muitas coisas pra conhecer e a família e escola maravilhosas. Mais uma vez OBRIGADA. Já estou pensando na próxima... Itália ou Austrália".
Renata Rosa Rodrigues
"Melhor experiência que vivi em 2015. País incrível, pessoas fantásticas, amigos para uma vida e experiências únicas".
Julio Moreira Blas De Barros
“A viagem foi bem tranquila, estou começando a me acostumar com Munique, e está frio ( mas dizem que vai piorar :S). A minha hostmother é muito gentil” Com o Retorno de Julio, sua mãe também nos enviou uma mensagem: “Foi tudo ótimo, adorou e a família não poderia ter sido melhor, ficou super bem acomodado, apesar de que quem morava na casa era somente a Sra Úrsula, sendo que suas filhas não moravam mais com ela. Mas o importante é que ele adorou a mãe alemã, cozinhava e até lavou as roupas dele!!!”
Caroline Bergamini
“Sempre tive vontade de fazer intercâmbio. Mas, não havia ainda tido a oportunidade. Estudava espanhol no Brasil, mas queria praticar e aprimorar mais a conversação. Então, tive a ideia de fazer intercâmbio nas férias para aprimorar o espanhol. Inicialmente, pensei em ir para a Guatemala, mas depois optei pelo Chile pelo custo-benefício e pelos valores mais vantajosos. Escolhi Santiago por ser uma cidade maior, com mais movimento e diversidade. O intercâmbio nas férias em Santiago foi surpreendente. Me encantei com a multiculturalidade da cidade e com o fato de poder encontrar pessoas de todos os cantos do mundo. Foi uma ótima experiência! Tanto de vida quanto profissional! Eu indicaria a Just para meus amigos pois vocês sempre foram eficientes e atenciosos."
Anna Helena Magri
"A Just foi a melhor escolha para o meu intercâmbio! Fiquei tranquila do começo ao fim, com assistência completa mesmo à distância. Em nenhum momento eu tive qualquer problema ou insatisfação e eu pude ter a melhor experiência da minha vida. Não esquecerei jamais tudo que vivi em Paris. Merci a Carol e a toda equipe Just por me ajudarem a seguir meu sonho".
Vittoria Saporito
“Carol, ameeeeeeei minha escola!!!! Vocês aí na Just sempre acertam!! Cheguei super bem, tá bastante friozinho, mas isso já era de se esperar haha! Hoje fez um solzinho e aproveitei para tirar uma fotinho para você! Por aqui está tudo certo! Estou amando minha escola!”
Gabriela Hiramoto
A Gabriela voltou recentemente da Suiça onde fez o curso de Introdução a Hospitalidade, durante 2 semanas, no Hotel Institute Montreux – HIM. Ela contou que a experiência foi perfeita e pensa em fazer um intercâmbio para o Canadá.